A força dos ácidos pode ser medida testando a sua condutividade elétrica, verificando, assim, a extensão da ionização dos ácidos de acordo com o grau de ionização (α).
Definição - O que é Condutibilidade Propriedade que os corpos apresentam de permitir a passagem do calor e da eletricidade.
ácido clorídrico Já para o ácido clorídrico, há alta taxa de ionização e formação de muitos íons em solução, h2O+ e cloreto (Cl-), o que justifica acender todas as lâmpadas.
O ácido clorídrico é um ácido mais forte do que o ácido acético, sendo, portanto, melhor condutor de corrente elétrica.
A condutividade de uma solução eletrolítica depende, naturalmente, da concentração da solução. Uma solução que não tenha nenhum íon não conduz eletricidade. A água pura tem íons e, portanto tem uma certa condutividade, que é pequena. Quando eletrólitos são adicionados, a condutividade naturalmente aumenta.
Quanto à capacidade em conduzir corrente elétrica, as soluções são classificadas em dois grandes grupos: o grupo das soluções eletrolíticas (condutoras/iônicas) e o grupo das soluções não eletrolíticas (não condutoras/moleculares).
Condutividade é uma propriedade intrínseca de um material. A condutividade elétrica é uma propriedade usada para descrever quão bem os materiais permitem que os elétrons fluam. É determinado usando experimentos e equações matemáticas.
Significado de Condutibilidade Capacidade de certos corpos de transmitir calor e/ou eletricidade. Etimologia (origem da palavra condutibilidade). Condutível - vel - bil(i) - dade.
A água não é boa condutora de eletricidade, então o que faz acender a lâmpada é a presença dos íons (partículas eletricamente positivas e negativas) em solução. Ou seja, os íons transportam as cargas elétricas de um terminal (eletrodo) para o outro, fechando o circuito.
Porém, Arrhenius observou que uma ligação covalente de hidrogênio e cloro, de modo a formar ácido clorídrico também conduzia eletricidade em meio aquoso. A conclusão foi que, como o HCl contém uma ligação covalente, os íons são formados por meio da quebra dessas moléculas por água, o que origina uma solução iônica.