Raio atômico: quanto menor for o tamanho de um átomo, maior será a sua afinidade eletrônica. Isso ocorre porque a força de atração do núcleo em relação aos elétrons da periferia é maior. Período: em um mesmo período, quanto maior for o número atômico, maior será a afinidade eletrônica.
Eletroafinidade ou afinidade eletrônica corresponde à energia liberada quando um elétron é adicionado a um átomo neutro no estado gasoso. O elemento flúor, por exemplo, tem essa capacidade de atrair elétrons e "capturá-los", originando um íon de carga negativa. ... No caso do flúor, essa energia é de 328 kJ.
Variação da afinidade eletrônica Embora esteja em uma posição inferior na tabela, possui afinidade superior ao átomo de flúor (F), por exemplo. Portanto, entende-se que a afinidade eletrônica é maior nos elementos posicionados mais à direita superior da tabela.
Afinidade eletrônica - energia liberada com o recebimento de um elétron por um átomo. ... Eletronegatividade - atração dos átomos pelos elétrons. A energia de ativação é a menor quantidade de energia necessária que deve ser fornecida aos reagentes para a formação do complexo ativado e para a ocorrência da reação. ...
Assim, se este valor é negativo significa que o átomo libera energia ao receber o elétron, tornando este processo favorável para o elemento. por exemplo, um dos elementos com afinidade eletrônica negativa é o cloro.
Propriedades do Halogênios: Afinidade Eletrônica O flúor tem maior dificuldade em receber o elétron que o cloro. A razão da dificuldade maior do flúor de receber um elétron está relacionada ao seu pequeno tamanho que dificulta a acomodação do elétron recebido .
Propriedades do Halogênios: Afinidade Eletrônica O cloro tem a maior afinidade eletrônica do grupo. O flúor tem maior dificuldade em receber o elétron que o cloro. A razão da dificuldade maior do flúor de receber um elétron está relacionada ao seu pequeno tamanho que dificulta a acomodação do elétron recebido .