No livro de Malaquias, o Senhor perguntou: "Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
Assim, furtar ou roubar assume, na dinâmica espiritual, um significado muito mais profundo: significa a mentira em oposição À Verdade. Todos os bens da Terra pertencem a Javé, O Deus Verdadeiro, porque Ele os criou.
Malaquias 3:7–12—Israel recebe o mandamento de pagar o dízimo e fazer ofertas, com a promessa de grandes bênçãos. Doutrina e Convênios 119:3–4—Os santos devem dar, anualmente, um décimo de sua renda como dízimo.
Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?
Os homens conseguem entender quando um ladrão rouba para satisfazer a sua fome. Mas, mesmo entendendo a necessidade dele, eles exigirão que ele faça restituição (Pv 6:31). ... O homem faminto deveria ter mendigado, emprestado ou colher o resto de uma colheita ao invés de se apossar de propriedade do seu vizinho.
O cristão pode primiciar ofertando seus primeiros frutos a Deus de variadas maneiras. Alguns exemplos: 1) doando alimentos na igreja, em referência ao gesto de Abel, que adorava ao Senhor ofertando as primícias de seu rebanho, e elas subiam como cheiro suave...
Os temas tratados na obra seriam o amor de Deus, o pecado dos sacerdotes, o pecado do povo e a vinda do Senhor. Nas últimas linhas deste livro do Antigo Testamento bíblico, vemos uma exortação de Deus às famílias: "converter o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos seus pais".