Recite o rosário, ou terço, para os mortos. Essa é a quarta dezena do rosário (a devoção é datada do século de 1800). Ela começa com o De Profundis e é composta da oração do "descanso eterno" e a frase "Doce Coração de Maria, sede a minha salvação".
Faça o sinal da cruz e comece pelo rosário com o Credo, recitando três vezes o Pai Nosso e um Glória. Reze o santo rosário ao mesmo tempo em que lembre dos mistérios gloriosos: a ressurreição de Jesus, a ascensão de Jesus, a vinda do Espírito Santo, a assunção de Maria ao céu, e seu coroamento como rainha do céu.
Reze o Glória e então o réquiem no lugar da oração de Fátima. Anuncie o primeiro Mistério Glorioso -- neste caso, a ressurreição de Cristo -- e reze outro Pai Nosso. A conta após as três Ave Marias representam essas orações. Esta conta é geralmente maior do que a maioria das outras.
2 – Qual a intenção de rezar pelos mortos? Ao orar por quem já morreu, o pedido é que as almas que estão no purgatório aflitas, esperando o momento de entrar para o Reino dos Céus, tenham consolo e seu tempo no purgatório possa ser reduzido.
Celebra o fim do período de concentração e treinamento. 1 ano (isshu-ki) – tradição incorporado pelo budismo na China, significa o fim de um período de luto pelo falecimento.
"O fato de acender uma vela simboliza nossa fé de que a pessoa falecida está na eternidade ao lado de Deus. No batismo, a vela é um dos símbolos para representar que a fé vai iluminar a vida e é sempre um símbolo de fé e esperança", afirma.
A missa de sétimo dia - que deve ser celebrada sete dias depois contados à partir da morte - é considerada uma das melhores formas que os familiares e amigos do falecido dispõem para se unirem em oração pelo descanso eterno de seu ente querido, pois nela se celebra o sacrifício de Cristo por toda a humanidade.
"O fato de acender uma vela simboliza nossa fé de que a pessoa falecida está na eternidade ao lado de Deus. ... "A maneira como tratamos os mortos revela a maneira como cuidamos dos vivos, porque expressa o valor que damos à vida", diz.
Quando acendemos uma vela por um fiel defunto significa que ali está representada a nossa intercessão, o nosso amor, e todos os pedidos que fazemos a Deus pela alma daquela pessoa, principalmente para que ela encontre a Luz Eterna, que é o próprio Deus.