Para realizar a retirada pessoalmente é necessário apresentar um documento com foto e o código de rastreio da encomenda. Você também pode autorizar outra pessoa para retirar o pedido no seu lugar, neste caso vai ser preciso escrever à mão e assinar uma procuração autorizando a retirada.
Caso a retirada seja por terceiros, é necessário a apresentação do documento de identificação pessoal (RG) de quem realizou o pedido, juntamente com uma carta escrita à próprio punho com autorização formal e código de rastreamento.
Você deverá escrever uma autorização para a pessoa. Quem for buscar sua encomenda precisa levar uma cópia do seu documento, e levar seu próprio documento original. A autorização não precisa ser em cartório nem nada. Pode ser feita numa folhinha de caderno, à mão.
Para que a entrega no vizinho seja feita, é necessário que o destinatário declare qual pessoa pode receber o pacote utilizando a etiqueta de endereçamento. Logo, não é qualquer pessoa que pode receber a encomenda, apenas o contato autorizado e que teve o endereço informado.
1ª tentativa: até as 18 horas do dia da postagem. 2ª tentativa: até as 21 horas do dia da postagem. 3ª tentativa: até as 10 horas do dia útil seguinte ao da 2ª tentativa de entrega, incluindo o sábado.
Comece dizendo "Eu," seguido do seu nome e sobrenome e número de RG (ou de passaporte) e também seu domicílio, se achar necessário. Continue o texto com "autorizo", acrescente o nome e o RG da pessoa autorizada, e a seguir indique a ação concreta que essa pessoa vai realizar em seu nome.
Se se concluir que a sua encomenda foi, de facto, entregue a outra pessoa, deve imediatamente contactar o serviço de correios.
Nos sábados, somente em regime especial definido por cada unidade mediante acordo firmado por gerente responsável de cada regional em seus territórios brasileiros.