Ressignificar é dar a si mesmo a oportunidade de transformar algo ruim em algo positivo e continuar vivendo com esperança, motivação, otimismo e entusiasmo. Alimente emoções positivas, olhe para frente e dê a si a chance de também passar por seu próprio processo de ressignificação.
A ressignificação é o ato de transformar um objeto em algo diferente, com um novo propósito. A ação pode trazer consigo um cunho sustentável, considerando que o objeto deixa de ser descartado. Desta forma, há uma redução na geração de resíduos, que provocam graves consequências ao meio ambiente.
O processo de ressignificação de um material, no entanto, é muito mais complexo. "No palco, os objetos ganham uma nova personalidade. ... "Esses objetos possuem uma visualidade completa nos espetáculos, causam o encantamento daqueles que estão assistindo", completa Eli.
Para ressignificar, antes de tudo, é preciso se conhecer. E não há como dar novos sentidos aos sentimentos já existentes se você não sabe o que se passa dentro de si mesmo, não é verdade? Autoconhecimento é a base para a tomada de qualquer decisão assertiva e, não por acaso, um dos pilares da metodologia de coaching.
Autoconhecimento. O primeiro passo para conseguir ressignificar memórias negativas é desacelerar. Sempre que você estiver num turbilhão de emoções, você estará propenso a absorver coisas negativas. Para fugir disto, você precisa deixar sua rotina agitada um pouco de lado e se ouvir.
"Ressignificar: é um verbo transitivo que caracteriza a ação de atribuir um novo significado a algo ou alguém." ... Trago esses conceitos literais para dizer pra vocês que ressignificar é, ao meu ver, uma arte. Uma arte que exige desapego e sacrifícios.
A ressignificação é uma palavra forte e bastante poderosa, que se bem aplicada, é capaz de ajudar uma pessoa a enxergar e levar a vida de uma maneira totalmente diferente. Ressignificar é dar outro significado, ou seja, é dar outro sentido a algum acontecimento, principalmente se tratar-se de algo negativo.