Para representação de um conjunto, utilizamos sempre uma letra maiúscula do alfabeto, e os elementos estão sempre entre chaves e são separados por vírgula. Para representar o conjunto dos números pares maiores que 1 e menores que 20, por exemplo, usamos a seguinte notação: P ={2,4,6,8,10,12,14,16,18}.
O conjunto dos números reais (R) é formado pela união (U) de outros quatro conjuntos numéricos: naturais (N), inteiros (Z), racionais (Q) e irracionais (I). ... Os números naturais são 0, 1, 2, 3, 4, 5... E assim por diante.
Quando dois ou mais elementos pertencem a um mesmo conjunto é bastante comum listá-los e usar apenas um símbolo de pertinência. ... Quando queremos nos referir a um elemento arbitrário desse conjunto A podemos dizer seja x um elemento arbitrário de A ou seja x ∈ A um elemento qualquer .
Definição de Conjunto Conjunto é uma reunião de elementos, podemos dizer que essa definição é bem primitiva, mas a partir dessa ideia podemos relacionar outras situações. O conjunto universo e o conjunto vazio são tipos especiais de conjuntos. Vazio: não possui elementos e pode ser representado por { } ou Ø.
O diagrama de Venn é uma forma gráfica que representa os elementos de um conjunto. Para fazer essa representação utilizamos formas geométricas. Para indicar o conjunto universo, normalmente usamos um retângulo e para representar subconjuntos do conjunto universo empregamos círculos.
O conjunto dos números Reais (R) engloba 4 conjuntos de números: Naturais (N), Inteiros (Z), Racionais (Q) e Irracionais (I) O conjunto dos números Racionais (Q) é formado pelo conjuntos dos Números Naturais (N) e dos Números Inteiros (Z). Por isso, todo Número Inteiro (Z) é Racional (Q), ou seja, Z está contido em Q.
O conjunto dos números reais nada mais é do que a união dos números racionais com os números irracionais, ℝ = ℚ ∪ I , no qual as operações soma, subtração, multiplicação e divisão estão bem definidas.