Como Legalizar Xenon Em 2019 Para isso, você precisa procurar o DETRAN mais perto de sua residência e informar que quer fazer essa alteração. Caso seja liberado, você deve procurar um profissional especializado e fazer a modificação desejada.
Se você se pergunta se farol de xenon é permitido em 2018, saiba que a resposta é não. Mas há exceções. A Resolução 384 do Contran, de 02 de junho de 2011, atualizou a lei proibindo o xenon nos veículos. ... Agora, qualquer modificação para xenon, não sendo de fábrica ou regularizada anteriormente à lei, é irregular.
A instalação de faróis de xênon -gás xenônio- em veículos foi proibida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em todo o país. A resolução 384, que proíbe as potentes lâmpadas de xênon foi implantada para garantir a segurança do motorista, já que a luz forte pode ofuscar a visão e causar acidentes.
Não, não é permitido. Você pode usar luz super branca, mas mesmo assim é necessário fazer um laudo e acrescentar no documento, muita gente usa sem fazer a devida alteração e pode ou não gerar uma multa, vai depender do humor do guarda.
A resolução 3 do CONTRAN, o Conselho Nacional de Trânsito, é bem genérica nesse assunto. Resumindo: você não pode instalar o farol de xenon no seu veículo, seja nos faróis principais, de neblina, ou de milha, se eles não forem originais de fábrica. ...
A maneira correta de procedência ao instalar farol de milhas para moto é incluindo essa observação no documento do veículo. Isso deve ser feito com a apresentação d nota fiscal dos faróis e lâmpadas. Além disso, o serviço deve ser executado em oficina credenciada pelo Inmetro e seguido de CSV confeccionado pela mesma.
A Resolução Nº 667 do Conselho Nacional de Trânsito que entrou em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2021 proíbe também o farol de led em motocicletas. Só é permitido farol de led em motos que vierem com essa opção de fábrica, ou que realizaram a troca dos faróis e os legalizaram antes de 2021.
farol de LED O Detran deve autorizar, previamente, a troca pelas lâmpadas de farol de LED. Na sequência, deve ser feita uma inspeção do veículo em uma instituição reconhecida pelos órgãos de trânsito do governo. Sendo aprovada na inspeção, a modificação deverá constar no documento do veículo (CRLV).
Resumindo: você não pode instalar o farol de xenon no seu veículo, seja nos faróis principais, de neblina, ou de milha, se eles não forem originais de fábrica.
Segundo a assessoria do Ministério, "isso se deve ao fato de que o uso de tecnologias em desacordo com os parâmetros desenvolvidos no projeto do conjunto óptico dos faróis do veículo pode ocasionar problemas à segurança no trânsito, como o ofuscamento dos condutores dos veículos que trafegam no sentido contrário".