Um peeling químico é uma forma de remover a hiperpigmentação e revelar pele nova e uniformemente pigmentada. Os tratamentos com laser têm um efeito semelhante aos peelings químicos, mas o tratamento pode ser aplicado de forma mais precisa.
A pigmentação da pele humanaé causada pela síntese de melanina (um pigmento natural) e pela sua distribuição na pele e nos folículos pilosos.
- Usar filtro solar todos os dias; - Usar FPS alto; - Reaplicar a cada 3 horas, principalmente em casa de alta sudorese; - Evitar o sol das 10 às 15h (horas de maior incidência dos raios);
Outros fatores podem interferir na produção de melanina. As alterações da pigmentação consistem em hipopigmentação, despigmentação e hiperpigmentação. As áreas podem ser focais ou difusas. Na hipopigmentação, o pigmento é diminuído, enquanto na despigmentação, o pigmento é completamente perdido, deixando a pele branca.
Os médicos podem sim prescrever produtos clareadores para tratar algumas condições de saúde, como o melasma - quando manchas amarronzadas ou acinzentadas aparecem na pele, mais comumente em mulheres grávidas. "A cor da pele pode ser recuperada por um dermatologista, com o uso de produtos autorizados", diz Alexandroff.
– Cenoura, abóbora, laranja e alimentos ricos em vitamina A, compostos por betacaroteno, estimulam a melanina e mantém o bronzeado por mais tempo. – Tomate, uva e espinafre também são ricos em betacaroteno e licopeno, importantes para a saúde da pele, e favorecem o aumento dos níveis de melanina no corpo.
As alterações de pigmentação que causam são chamadas: Despigmentação. Hipopigmentação. Hiperpigmentação.
O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou à ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.
NIACINAMIDA REDUZ A PRODUÇÃO DE MELANINA INDUZIDA PELA LUZ UVA. A niacinamida, ou vitamina B3, tem sido cada vez mais utilizada como agente despigmentante da pele no tratamento do melasma e clareamento de manchas escuras, as chamadas melanodermias.
"O ideal é ingerirmos bastante alimentos que contenham Betacaroteno e Licoteno uma semana antes de tomar sol", diz. Alguns dos alimentos que possuem essa formação são: manga, mamão, cenoura, abóbora, pimentão. Outros alimentos com tons fortes como beterraba e pitaya são uma boa pedida.