Para a reabilitação do que já foi desgastado, podem ser indicadas as restaurações de resina composta, porcelana ou até mesmo implantes, em casos nos quais a estrutura do dente encontra-se comprometida.
É definida como o desgaste fisiológico do dente resultante do contato dente a dente durante a mastigação12. Ocorre nas superfícies incisal e oclusal e, algumas vezes, na superfície proximal4.
Ao longo do tempo, alimentos e bebidas ácidas podem resultar no desgaste do esmalte do dente. Isso é chamado de erosão ácida. Alimentos e bebidas ácidas incluem frutas e sucos de frutas, refrigerantes, café ou chá preto, vinho e tudo que tiver um sabor acentuado, como ketchup ou molho de salada.
Existem dois materiais que podem ser utilizados na recuperação dos desgastes dos dentes pelo bruxismo : as resinas dentárias ( compósitos ), para desgastes menos extensos, e as porcelanas dentárias, para os desgastes extensos que necessitam de próteses dentárias.
O desgaste pode estar indicado para conseguir pequenos espaços para alinhar os dentes tortos, ou para ter uma pequena retração de dentes (movimentá-los para trás), ou ainda para melhorar a anatomia (formato) do dente, por exemplo dentes em forma de leque e evitar espaços triangulares entre os dentes próximo da gengiva ...
Evitar o consumo de refrigerantes com gás. Escovar os dentes suave e minuciosamente com uma escova de pelos macios. Corrigir os movimentos da escova de dentes para movimentos mais suaves. Selecionar pastas dentífricas pouco abrasivas e que forneçam elevada disponibilidade de flúor.
Proteja-se da sensibilidade: 6 cuidados para prevenir o desgaste do esmalte dentário
O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva.