Perdas ósseas horizontais em geral não são recuperáveis. Cada caso precisa ser avaliado criteriosamente por um periodontista. O osso perdido pode ser recuperado através de um procedimento chamado regeneração óssea guiada.
A perda óssea é o desgaste do osso alveolar, um problema que atinge muitos pacientes, na sua maioria, idosos.
Periodontite. Essa é a principal causa de perda de dentes. A doença periodontal é uma infecção bacteriana crônica que atinge as gengivas e os ossos que sustentam os dentes. À medida que ela avança, destrói o tecido e o osso da gengiva e, com isso, os dentes ficam soltos.
Como identificar?
Em seus estados mais graves, a cárie danifica seriamente a estrutura do dente, o que pode resultar em tratamento de canal e às vezes até a perda do elemento dentário. Para evitar esse cenário, é preciso prevenir a cárie com uma rotina de higienização dentária efetiva e visitas regulares ao dentista.
Má conservação bucal, diabetes e até dificuldades no sistema imunológico também podem causar periodontite. O acúmulo de placas bacterianas nos dentes, a famosa cárie, também entra no ranking de principais vilões. Traumatismos e problemas congênitos também são causas da queda, mas em bem menor escala.