É muito importante que a jabuticaba em vaso receba luminosidade solar. O vaso onde a jabuticaba vai ser plantada, deve ser grande e ter bastante furos no fundo. Para plantá-la em vaso, é necessário colocar 5 cm de argila expandida no fundo do vaso, e após a argila, colocar uma camada de terra.
Caso vá plantar a frutífera em vaso, o raciocínio é semelhante: escolha uma muda que tenha um torrão 20 cm menor que o diâmetro do recipiente. Em ambos os casos, cubra o torrão com terra adubada e aerada. Regue logo após o plantio para o solo assentar. Coloque adubo orgânico a cada seis meses.
O preço das árvores vai de R$ 150 a R$ 6.000 e pode variar conforme a idade da planta, espécie (são 12) e altura.
Deve-se plantar a jabuticabeira em local com bastante luz natural ou pelo menos, à meia sombra. A árvore suporta altas temperaturas e períodos prolongados de sol e costuma se desenvolver melhor no clima tropical ou subtropical.
O segredo é deixar a planta "aberta" para o sol entrar." No quinto ano, a planta começa a soltar as "casquinhas brancas", que também são retiradas. A planta vai florescer e frutificar no lugar dessas "casquinhas brancas", explica Maria José. "Deixo essa casquinha e as folhas podadas no pé da planta como cobertura."
Tangerina, bergamota, mimosa, mexerica... Dependendo da região do Brasil, a fruta é conhecida com nomes diferentes. Mas o que importa é que ela se adapta muito bem em vasos, até mesmo em varanda de apartamento. Quanto mais sol, mais fruto e mais sabor a tangerina vai ter.
12 anos Normalmente, mudas de jabuticaba sabará plantadas por semente levam de 10 a 12 anos para frutificar. Na região, diz Maria José, existem jabuticabeiras de 20 anos, originárias de semente, que ainda não produzem.
Você pode estimular sua jabuticabeira a se desenvolver mais depressa e de forma saudável adubando o pé uma vez a cada três meses com esterco bem curtido e calcário, ambos produtos encontrados em grandes casas agrícolas. O calcário ajuda a corrigir a acidez do solo, que interfere no sabor dos frutos.