O farelo de trigo pode ser adicionado em receitas de bolos, pães, biscoitos e tortas ou ser usado em sucos, vitaminas, leites e iogurtes, devendo-se consumir pelo menos 1,5 L de água por dia para que as fibras desse alimento não causem dores intestinais e prisão de ventre.
Nozes moídas e sementes de girassol podem substituir o gérmen de trigo, o que acrescenta proteína e o sabor do gérmen de trigo. Esses ingredientes são bons principalmente para produtos assados, como pães rápidos e biscoitos.
O farelo de trigo é uma boa fonte de muitos nutrientes e proteínas e relativamente baixo em calorias. É uma fonte muito boa de fibra dietética também. O farelo de trigo reforça a saúde digestiva, fornecendo uma boa fonte de fibras insolúveis, que podem ajudar a prevenir ou tratar a constipação.
farinha de trigo sarraceno "A menos calórica é a farinha de trigo sarraceno (335 calorias por 100 gramas), seguido da farinha de trigo (349 calorias por 100 gramas", revela a nutricionista. Já as mais calóricas são a farinha de amêndoa (573 calorias por 100 gramas), linhaça (487 calorias por 100 gramas) e coco (429 calorias por 100 gramas).
O grão de trigo é dividido em 3 partes: farelo, gérmen e endosperma. O farelo é a camada externa fibrosa, o gérmen fica no centro e é a principal fonte de ácidos graxos essenciais, nutrientes e vitaminas do trigo, já a camada intermediária é o endosperma.
Depois dos flocos, o farelo de aveia é a opção mais nutritiva. O farelo é parte mais externa do grão, onde temos menos carboidratos e muitas proteínas e fibras solúveis que retardam a absorção da glicose e diminuem o colesterol além de promover saciedade.
O grão de trigo é dividido em 3 partes: farelo, gérmen e endosperma. O farelo é a camada externa fibrosa, o gérmen fica no centro e é a principal fonte de ácidos graxos essenciais, nutrientes e vitaminas do trigo, já a camada intermediária é o endosperma. O gérmen de trigo é a parte mais macia e nutritiva do trigo.
Normalmente no primeiro processo de moagem é retirada a casca da semente, é o que chamamos de farelo, ele é rico em fibras e vitaminas, que estão presentes na casca destas sementes. Após a retirada do farelo, o processo de moagem continua, e chegamos então a farinha.
O farelo de trigo se difere da aveia também nos efeitos de saciedade, mas ambos agem positivamente para o funcionamento intestinal. Indica-se consumir de 1 a 2 colheres de sopa de farelo de trigo por dia, ou o equivalente a 30 gramas de fibras por dia, sendo essa porção recomendada como não prejudicial à perda de peso.