Por helenismo compreende-se o período de domínio da cultura grega no mundo antigo que se seguiu após a morte do imperador Alexandre, o Grande. ... Esse processo construiu um mundo novo, ecumênico e integrado na Antiguidade que recebeu o nome de Helenismo ou Período Helenístico.
Cultura Helenística Nesse contexto, elementos gregos acabaram-se fundindo com as culturas locais. Esse processo foi chamado de Helenismo e a cultura grega mesclada a elementos orientais deu origem à Cultura Helenística, numa referência ao nome como os gregos chamavam a si mesmos – Helenos.
O período helenístico refere-se à época da história da Grécia Antiga, entre os séculos III e II a.C., em que Alexandre Magno expande o império e conquista parte da África e Egito. Esse período é marcado por conquistas territoriais e também pelo desenvolvimento cultural e artístico.
О Judaísmo helenístico foi um movimento que existiu durante a diáspora judaica que procurava estabelecer uma tradição religiosa hebraico-judaica na cultura e língua helénica.
A Cultura Helenística ou Helenismo foi o resultado da fusão dos elementos da cultura helênica grega com a cultura ocidental, destacando-se com elementos originais e marcantes, que caracterizou as regiões conquistadas pelo Império de Alexandre Magno.
Foi um viajante conquistador que, por onde passou, dominou os povos e tratou de espalhar a cultura grega. ... Os povos conquistados por Alexandre conviveram com a cultura grega assim como os gregos e macedônios conviveram com a cultura local, formando o que chamamos de helenismo.
O helenismo foi caracterizado pelo florescimento, expansão e domínio da cultura grega no mundo antigo, tendo como base a fusão entre a tradição grega e a cultura oriental.
Principais características do período arcaico: - Construção dos primeiros templos. - Gestação do sistema político democrático. Muitas pólis gregas eram governadas por reis (chamados de basileus) neste período. - Surgimento do alfabeto fonético grego.
De modo geral, o helenismo foi a concretização de um ideal de Alexandre: o de levar e difundir a cultura grega aos territórios que conquistava. Foi neste período que as ciências particulares tiveram seu primeiro e grande desenvolvimento. Foi o tempo de Euclides e Arquimedes.