O primeiro passo é pensar no conteúdo a ser ensinado e nos objetivos específicos da atividade. Só depois de ter claras as duas informações, é hora de verificar o que a turma já sabe, o que se alcança com a investigação do nível de conhecimento de toda a classe e de cada aluno individualmente.
Em dupla nós podemos evoluir mais rápido, trocar experiências e até conseguir enxergar nosso próprio trabalho sob uma nova perspectiva.
O trabalho com os agrupamentos produtivos considera que os alunos têm saberes diferentes e pressupõe um trabalho em um sistema de ensino que possibilite que esses saberes sejam compartilhados, discutidos, confrontados, modificados2, e que, ao mesmo tempo, possam trocar seus saberes relacionados aos conteúdos, como ...
Como o processo educativo deve agrupar os educandos? Pela condição social; Por idade; Por nível de Instrução; Por interesses reais e grau de capacidade intelectual; Pelos Interesses da Unidade Escolar 2. Educar para a liberdade, segundo Paulo Freire é: Educar para emancipação e esclarecimento do educando.
Perceber que os agrupamentos facilitam a contagem de diferentes quantidades. Organize a turma em pequenos grupos e disponibilize para cada um deles um conjunto de objetos semelhantes: tampinhas, lápis, botões, etc. Os grupos devem ter a mesma quantidade de objetos (10 objetos).
Apesar de objetivos semelhantes, os trabalhos em dupla visam aproximar estudantes com habilidades parecidas para que eles possam complementar pontos de vista, testar hipóteses, criar raciocínios e avançar em parceria na resolução do problema ou da resposta. ...
Trabalho em dupla: como não perder a cabeça em atividades em...