e) Poder tampão dos solos: a capacidade ou poder tampão do solo diz respeito à resistência do solo em ter o valor de seu pH alterado, quando tratado com ácido ou base. Quanto maior a acidez potencial maior será o poder tampão do solo.
RESUMO: O poder tampão do solo define sua capacidade de resistir a variações bruscas de pH devido a adição de materiais ácidos ou alcalinos.
O método padrão é a incubação de amostras de solo de uma região com níveis crescentes de carbonato de cálcio puro e durante o tempo necessário para que se complete a reação. Após esta incubação, o pH das amostras é medido e relacionado às quantidades de carbonato de cálcio aplicado.
O poder tampão é definido como a resistência do solo à alteração do pH. Geralmente, os sistemas de solução tampão são formados por um ácido fraco (HA) e um dos seus sais (BA), ou uma base fraca e um dos seus sais. Os solos diferem quanto à acidez ativa e acidez potencial.
A acidez do solo pode ser dividida em acidez ativa e acidez potencial, e esta, por sua vez, em acidez trocável e acidez não trocável. Denomina-se acidez ativa a parte do hidrogênio que está dissociada, ou seja, na solução do solo, na forma de H+ e é expressa em valores de pH.
Na melhor das situações, um bom calcário tem seus efeitos sobre a solução dos solos três meses depois da aplicação, tempo em que reagiu apenas cerca de 30% do total aplicado e em que nesse período tenha o solo água suficiente para as reações esperadas.
a) Acidez ativa → é a quantidade de H+ presente na solução do solo. É tão pequena que é medida em valores de pH (-log H+). Por exemplo, pH 4,0 tem apenas 0,0001 mol H+ l-1. b) Acidez trocável ou Al trocável → refere-se à quantidade de Al+3 adsorvido pelas cargas negativas do solo (CTC).
Um solo argiloso possui maior CTC e, por isso, tem maior poder tempão, resultando em necessidade de maiores quantidades de calcário para neutralizar a acidez. O poder tampão do solo se refere a resistência do solo às mudanças no pH, ou seja, quanto maior o poder tampão mais difícil é aumentar o pH.