O ciclo do carbono é um ciclo biogeoquímico no qual o elemento carbono sai do meio ambiente para os organismos vivos, retornando, em seguida, ao meio ambiente. ... O ciclo do carbono envolve os processos de fotossíntese, na qual CO2 é assimilado e O2 é liberado, e a respiração, na qual CO2 é liberado e O2 é consumido.
Os seres vivos são também responsáveis pela liberação de gás carbônico no ambiente. A liberação ocorre por dois processos: o processo de respiração e o processo de decomposição. Na respiração, os organismos utilizam oxigênio e liberam gás carbônico no processo.
O ciclo do oxigênio permite que o oxigênio circule entre o meio ambiente e os seres vivos. A principal forma de produção de oxigênio é a fotossíntese. ... O oxigênio gasoso da atmosfera (O2) é utilizado por alguns organismos no processo de respiração celular, um processo aeróbio de produção de energia.
O ciclo do oxigênio apresenta diversas etapas importantes, como fotossíntese, respiração celular, decomposição, combustão e formação da camada de ozônio. Na fotossíntese, temos a formação do oxigênio, que será liberado na atmosfera. ... Nesse processo, utiliza-se oxigênio na produção de energia e libera-se gás carbônico.
Os ciclos biogeoquímicos, também chamados de ciclos da matéria, podem ser definidos como processos naturais em que ocorre a ciclagem dos elementos, ou seja, sua passagem do meio ambiente (componentes físico-químicos) para os organismos vivos e destes de volta para o meio. ...
O ciclo do carbono é perfeito, pois o elemento é devolvido ao meio com a mesma taxa a que é sintetizado pelos produtores. ... O carbono é devolvido na mesma velocidade em que é sintetizado pelos produtores, processo contínuo que ocorre por meio da respiração durante a vida dos seres.
Os animais, através da respiração, liberam à atmosfera parte do carbono assimilado, na forma de CO2..
A par das florestas e dos recifes de coral, os peixes ajudam a reduzir o dióxido de carbono na atmosfera. Também eles contribuem para contrariar o aquecimento global.