A biohidrogenação é um mecanismo natural, realizado por microrganismos ruminais, que tem por função diminuir o efeito deletério dos lipídeos, promovendo a lise de lipídeos esterificados, com posterior hidrogenação dos ácidos graxos livres (Harfoot & Hazlewood, 1988; Jenkins, 1993).
Absorção lipídica Os ácidos graxos de cadeia curta podem ser absorvidos no estômago, embora a maior parte da absorção de gorduras ocorra apenas no intestino delgado . Uma vez que os triglicerídeos são decompostos a ácidos graxos e glicerol eles se agregam, juntamente com o colesterol, em estruturas chamadas micelas .
Absorção e transporte intracelular de ácidos graxos O processo de absorção, metabolismo intracelular e liberação na circulação dos AG presentes no lúmen intestinal varia conforme o tamanho da cadeia carbônica. Após a absorção, os AG de cadeia média e curta são conduzidos diretamente via sangüínea para o fígado12,13.
A chave para a absorção dos lipídeos em ambos ruminantes e não ruminantes é a formação no intestino das micelas a partir da ação dos sais biliares sobre as gotículas de gordura. ... Nesses animais ambos, bile e secreções pancreáticas, são necessários para o processo de digestão de lipídeos e são liberados no duodeno.
A digestão dos lipídios da dieta e seus metabólitos se inicia na boca, com a salivação e a mastigação. ... O processo continua no estômago com a ação da lipase gástrica, principalmente, na digestão de ácidos graxos de cadeia curta. A etapa mais importante da digestão ocorre no intestino delgado.
Os óleos são fontes de ácidos graxos poliinsaturados, efeito mais tóxico, sobre a microbiota ruminal. Para contornar esse efeito, os microrganismos transformam os ácidos graxos insaturados em ácidos graxos saturados, sendo que este mediante o processo chamado de biohidrogenação (Van Soest 1994; Russell 2002).
A absorção da maior parte dos nutrientes ocorre no intestino delgado, enquanto a absorção de água se dá principalmente no intestino grosso, que é a parte final do trato intestinal. No entanto, antes de serem absorvidos, os alimentos precisam ser quebrados em partes menores, processe que inicia desde a mastigação.
A ativação do ácido graxo A reação pode ter lugar na mitocôndria. Este é o caso para os ácidos graxos de cadeia curta, que podem difundir-se através da membrana daquela organela. Para moléculas de cadeia longa, a reação tem lugar no folheto citoplasmático da membrana mitocondrial.
Os ácidos graxos livres movem-se através da membrana celular do adipócito e ligam-se à albumina no plasma, que os transportam aos tecidos, onde os ácidos graxos se difundem para as células e são oxidados para obtenção de energia.
Ácido carboxílico Ácido graxo/Classificação