Trata-se do fenômeno pelo qual certos elementos químicos – como o fósforo – emitem luz no escuro. Devido a uma configuração especial de seus elétrons, eles absorvem a energia da luz visível ou luz ultravioleta. Quando os átomos recebem essa energia, seus elétrons são ativados e passam a irradiar luz, mesmo no escuro.
Materiais fosforescentes são usados em interruptores elétricos e relógios a fim de torná-los visíveis em ambientes desprovidos de luz após as lâmpadas se apagarem, permitindo sua fácil localização ou inspeção.
Questão 3. Em fogos de artifício, as diferentes colorações são obtidas quando se adicionam sais de diferentes metais às misturas explosivas. Assim, para que se obtenha a cor verde é utilizado o cobre, enquanto para a cor vermelha utiliza-se o estrôncio. ... d) à baixa eletronegatividade dos átomos metálicos.
Fluorescente: uma substância assim absorve energia da luz fornecida por determinada fonte e emite radiação visível, porém, quando o fornecimento de energia acaba, a emissão da radiação para imediatamente.
Quando nos referimos a uma lâmpada, a palavra certa é fluorescente. Quando é uma coisa que brilha no escuro, o correto é fosforescente e florescente vem da palavra flor, de florescer. Não deixem de notar que em todas essas palavras, o s aparece antes do c!
A diferença entre esses dois conceitos reside no tempo em que determinado objeto continua emitindo luz após a fonte ser apagada. Os objetos fluorescentes se apagam juntamente com a fonte. Os objetos fosforescentes mantêm sua luminescência, brilhando no escuro.
A fosforescência ocorre quando uma substância é capaz de absorver a luz produzida por alguma fonte externa, reemitindo-a em forma de luz visível, mesmo após a interrupção da iluminação. As substâncias desse tipo continuam a emitir um brilho fraco por intervalos de tempo que variam de segundos a horas.
sódio Além disso como veremos a seguir, o sódio é responsável pela luz amarela e se fosse utilizado poderia ofuscar as outras cores, devido a intensidade da luz amarela.
o cobre Azul: o cobre presente nos fogos de artifício confere a cor azul. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Roxo: a mistura de Estrôncio e Cobre dá origem ao azul mais fechado (roxo).
Uma luz negra e algumas canetinhas fluorescentes são suficientes para fazer uma mistura quase mágica. Basta misturar as cargas da canetinha com água e ligar a luz negra no escuro.