Com a progressão da implantação do blastocisto, ocorrem mudanças no embrioblasto que resultam na formação de uma placa bilaminar – o disco embrionário- formado por duas camadas (figura 1): - Epiblasto: Camada celular espessa e colunar, que desenvolve rapidamente à cavidade amniótica.
Quando ocorre a implantação do blastocisto, mais ou menos 9 dias após a fecundação, um diminuto espaço surge no embrioblasto, precedendo o amadurecimento da cavidade amniótica. As células responsáveis pela formação do âmnio (células amniogênicas) são denominadas amnioblastos. ... Esta placa é denominada disco embrionário.
As células do endoderma do saco vitelino formam o mesoderma extra-embrionário, que circunda o âmnio e o saco vitelino. ... Córion: Formado pelo mesoderma somático extra-embrionário e as duas camadas de trofoblasto. Possuem a função de transportar nutrientes e oxigênio da circulação da mãe para o feto.
As células do endoderma do saco vitelínico formam o mesoderma extra-embrionário, que circunda o âmnio e o saco vitelino. Assim, há formação do âmnio, disco bilaminar e saco vitelínico.
O âmnio forma-se a partir de uma dobra interna da ectoderme e nos ovos dos répteis e das aves está envolto pelo alantocórion, ao passo que, nos mamíferos está envolto pelo córion, e este por sua vez pela placenta.
O âmnio é uma membrana formada a partir do ectoderma e mesoderma que envolve o embrião de répteis, aves e mamíferos. Ele delimita a chamada cavidade amniótica, a qual apresenta em seu interior o líquido amniótico.
Este disco é formado por duas camadas: o epiblasto, camada de células voltadas para a cavidade amniótica, e o hipoblasto (endoderma primitivo), voltado para a cavidade blastocística. A partir deste momento, a cavidade blastocística passa a ser chamada de saco vitelino primitivo.
A placa precordal se desenvolve como um espessamento local do hipoblasto. Neste local, as células são colunares e formam uma área circular espessada. Esta placa indica a futura região da boca e é também um importante organizador da região da cabeça.
Os somitos são estruturas segmentadas derivadas do mesoderma paraxial. ... Além disso, o somito controla as vias das células da crista neural e da migração dos axônios motores, e portanto, é responsável pela segmentação do sistema nervoso periférico.
Perto do 16º dia as células do epiblasto continuam a proliferar e migrar em direção ao sulco primitivo, onde se invaginam entre o epiblasto e o hipoblasto, assim terá origem o mesoderma intra-embrionário, o terceiro folheto embrionário.