Os triglicérides podem ser hidrolisados, liberando com isso ácidos graxos e glicerol. Se esta hidrólise for feita em meio alcalino, formam-se sais de ácidos graxos, os sabões, e o processo chamado de saponificação.
Todos os tecidos do corpo têm acesso às reservas energéticas de lipídeos que estão armazenadas no tecido adiposo, mas para que isto ocorra, é necessário que haja a mobilização destes lipídeos, que acontecerá através da degradação dos triacilgliceróis a ácidos graxos e glicerol.
Nesse processo os triacilgliceróis são degradados a ácido graxo e glicerol, que são liberados do tecido adiposo e transportados para os tecidos que necessitam de energia. Segundo, nestes tecidos, os ácidos graxos tem que ser ativados e transportados para dentro das mitocôndrias, para degradação.
Dentro da mitocôndria, os ácidos graxos são degradados no ciclo de Lynen (β-oxidação). Cada volta do ciclo de Lynen produz 1 Acetil-CoA, 1 FADH2 e 1 NADH (restando um acil-CoA menos dois carbonos). Na última etapa, quando restam apenas quatro carbonos (Butiril-CoA), são produzidos 1 FADH2, 1 NADH, e 2 Acetil-CoA.
Quando as VLDL e LDL chegam até o fígado, os triglicerídeos que estavam sendo transportados são captados e metabolizados, de modo que a quebra deles produz ácidos graxos e glicerol, o glicerol é transformado então em glicose, a qual parte é liberada para a corrente sanguínea e parte serve para repor o glicogênio ...
As lipases quebram os lipídios em ácidos graxos livres e monoglicerídeos, catalisando a hidrólise dos triglicerídeos com a formação de monoglicéridos e dois ácidos graxos.
O glicerol não pode ser reaproveitado pelos adipócitos, que não têm glicerol quinase, sendo então liberado no sangue. ... Os ácidos graxos liberados pelos adipócitos são transportados pelo sangue ligados à albumina e utilizados, principalmente pelo fígado e músculos, como fonte de energia.
β-Oxidação Quando ocorre a quebra de um triacilglicerol, todas as moléculas liberadas podem ser utilizadas pelo organismo: O glicerol pode ser usado no processo de gliconeogênese sendo transformado em molécula de piruvato no fígado Já as moléculas de ácidos graxos podem ser usadas para a geração de energia quando ...
A β-oxidação é um processo catabólico de ácidos graxos que consiste na sua oxidação mitocondrial. Eles sofrem remoção, por oxidação, de sucessivas unidades de dois átomos de carbono na forma de acetil-CoA.
A degradação de ácidos graxos de cadeia longa a acetil-CoA é uma via central de produção de energia em muitos organismos e tecidos. Para que ocorra a degradação de ácidos graxos é necessário que ele seja: Transportado da mitocôndria para citosol; ... Transportado do citosol ao núcleo da célula.