Mas, além dos gestos e representações dos sentimentos, a linguagem corporal também está ligada ao nosso modo de caminhar, de se sentar e em nosso modo de gesticular. ... Saber se expressar por meio da linguagem corporal no teatro se faz importante para que o ator em cena não aparente ser um robô.
Dessa forma, mais do que o conteúdo em si, a linguagem corporal é responsável por transmitir as emoções e sensações que sentimos naquele momento, utilizando tanto os gestos, a postura do corpo, o tom de voz e a velocidade da nossa fala ou, até mesmo, a forma como andamos enquanto nos comunicamos.
A expressão corporal é uma atividade artística que se baseia primordialmente no movimento, no gesto ou na quietude do corpo. Ela nasce de sentimentos, sensações, imagens e idéias e se baseia na percepção dos sentidos e na motricidade, integrando as áreas motoras e psíquicas do ser humano.
A linguagem corporal foi valorizada pelo grupo como uma forma complexa de interação interpessoal da qual temos pouca consciência, ocorrendo por vezes à margem do nosso controle. Tem por função expressar sentimentos, emoções e transmitir mensagens, cujos significados são influenciados pelo contexto.
O corpo do ator: máquina cênica Ao ator, assim como a muitos outros artistas, o corpo é a ferramenta principal de trabalho. Tal qual uma máquina, requer cuidados e "manutenções" na busca pelo desempenho perfeito.
Mas não é só no cinema mudo que o corpo expressa aquilo que não é falado. ... Mesmo quando podemos exprimir nossos sentimentos, por meio da fala, também expressamos o que sentimos com o corpo. Mas se não podemos falar sobre o que sentimos, o corpo se torna o nosso principal meio de expressão.
1) Os gestos podem se referir a diferentes tipos de interpretações em palco, como também a diferentes formas de expressão em dança. ... 3) Sim, pois gestos do cotidiano como andar, levantar, esticar, correr, entre outros são necessários para que o sujeito exerça as funções do seu dia-a-dia.
E, muitas vezes, os gestos de uma pessoa comunicam mais do que as palavras. Quando está triste, por exemplo, você pode até alegar que está tudo bem, mas a sua postura, trejeitos e movimentos faciais podem entregar a sua real condição. O mesmo acontece em várias outras situações da vida pessoal e profissional.
Expressão corporal é a manifestação de sentimentos ou de sensações internas, tanto quanto de conteúdos mentais, por meio de movimentos representativos ou simbólicos do corpo. A linguagem do nosso corpo é a comunicação não-verbal, pois utilizamos gestos, posturas e movimentos.