Mas você sabe como o cloro mata as bactérias, ou melhor, como ele atua como desinfetante da água? Primeiramente, o cloro reage com o hidrogênio presente na água e neste momento ocorre uma liberação de oxigênio, esta reação acaba por matar as bactérias por oxidação.
O cloro é uma substância utilizada para oxidar a matéria orgânica proveniente dos mananciais e que possam aparecer na rede de distribuição. Isso significa que ele elimina ou impede que bactérias, vírus e protozoários causadores de doenças surjam e se multipliquem no percurso da estação de tratamento até as residências.
Subnível mais energético = 3p5; Subnível mais externo = 3p5.
O cloro possui uma importante propriedade, que é a de potabilizar a água de consumo humano, sendo usado também como oxidante, branqueador e desinfetante. O cloro é usado para a desinfecção de piscinas porque possui a capacidade de matar bactérias e algas, entre outras coisas.
A água sanitária é um produto de limpeza que tem altas concentrações desse hipoclorito de sódio. ... Já os produtos que possuem cloro ativo também, apenas apresentam menor potência em relação à água sanitária, mas não deixam de ser interessantes para manter a casa sempre limpa e agradável.
O cloro é resultado do cloreto de sódio (sal) decomposto por eletricidade, ação chamada de eletrólise, a qual implica em uma substância gasosa. ... Já a água sanitária é essencialmente uma mistura de água e cloro, o qual compõe 2,5% da solução.
Tem a maior afinidade eletrônica, e a terceira maior eletronegatividade de todos os elementos reativos. E por esta razão, o cloro é um forte agente oxidante.
É utilizado na fabricação de produtos para tratamento de água, e na fabricação do ácido clorídrico, principalmente. Está localizado na família VIIA da tabela periódica, sua massa atômica é 35,5 u, possui número atômico 17, e configuração eletrônica 1s², 2s², 2p6,3s²,3p5, e o símbolo é Cl.
Com auxílio de uma tabela periódica, pode-se concluir que o cloro é um halogênio do grupo 3 e possui 17 elétrons na camada de valência.
Número de elétrons no subnível mais energético: o subnível mais energético é o último a ser preenchido, isto é, o 3d. Assim, o número de elétrons nele é 3. Número de elétrons no subnível mais externo: o subnível mais externo é o que fica mais afastado do núcleo, isto é, o 4S. Assim, o número de elétrons nele é 2.