Mariana afirma que, no Brasil, esse controle é ainda mais sólido. A pesquisadora conclui que através desses projetos educacionais, o Banco Mundial busca promover uma descentralização as decisões políticas do Brasil, ajuste nos órgãos públicos e na administração escolar, além de gerir os recursos destinados a essa área.
O Banco Mundial percebia a educação como uma forma de compensar à situação de pobreza que o país se encontrava ao passar pelos ajuste econômicos. ... Ele enfatiza a aducação como um mecanismo fundamental na aquisição de um novo padrão de acumulo do capital.
A forte influência exercida pelo Banco Mundial na política macroeconômica brasileira irradia-se sobre diversos setores, entre eles, a edu- cação. Não alheio a isso, o governo Fernando Henrique Cardoso vem dando continuidade a reformas educacionais, muitas das quais coinci- dem com propostas do Banco Mundial (BIRD).
O objetivo principal do Banco Mundial é a redução da pobreza e das desigualdades e seu papel é dar crédito para financiar projetos voltados para o desenvolvimento. Ele financia, por exemplo, programas de educação e combate à fome e projetos de infraestrutura, como saneamento básico ou energia.
A Educação Básica passou a ser centralizada nas políticas sociais, porque estava intimamente relacionada com a possibilidade dos indivíduos terem acesso ao mercado de trabalho, definindo assim, os princípios defendidos pelo Banco Mundial, a saber, equidade social, principalmente, no que tange a ampliação da escola para ...
O Banco Mundial tem como objetivo primordial financiar países que necessitam de realizar obras de grande expressão (transporte, geração de energia, saneamento básico, infra-estrutura em geral), além de contribuir para outras questões envolvendo o crescimento financeiro na agricultura e na indústria, acrescentando ainda ...
Na lógica do Banco Mundial a Educação é responsável pelo alívio da pobreza e pelo desenvolvimento econômico, devendo ser pautada pela noção de competências e pela Teoria do Capital Humano revisitada. Desse modo, promoveria uma educação de "classe mundial" para as demandas (do capital) do século XXI.
A influência dos países-membro Mesmo depois de tantos anos desde a sua criação, o Banco, que está localizado em Washington, continua tendo uma grande influência dos Estados Unidos, o principal país a fornecer capital ao Banco Mundial.
A prioridade dos recursos voltada para o ensino primário. Cesta de insumos educacionais que se mostraram determinantes para o desempenho escolar dos alunos de países como o Brasil, segundo estudos internos do Banco.
surgiu da Conferência de Bretton Woods (1944) para atender às necessidades de financiamento da reconstrução dos países devastados pela Segunda Guerra Mundial. O nome oficial da instituição criada em Bretton Woods era "Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento" (BIRD).