A limpeza de azulejos de cozinhas pintados com tinta epóxi deve ser feita com esponja macia e sabão neutro, porém, não é aconselhável limpar a pintura com produtos abrasivos como removedor de tinta.
Aplique o produto diretamente sobre a mancha e aguarde no mínimo 30 minutos. 2. Enxágue com água e verifique o resultado. No caso de persistirem alguns resíduos, repita a operação.
Se a tinta for à base de óleo, látex ou tinta plástica então precisará de uma espátula plana de metal para retirar o excesso, faça-o com cuidado para não arranhar o piso. Depois aplique um solvente de tinta na área manchada e esfregue-a com uma escova até desaparecer, o melhor é fazer este procedimento com luvas.
A primeira – e mais simples – é a utilização de detergente comum e água morna. Para paredes com manchas mais complexas, utilize uma mistura com a mesma quantidade de vinagre branco e água morna. Nos dois casos utilize um pano de microfibra ou um pano branco macio. Faça movimentos leves, evitando retirar a pigmentação.
Para paredes com tinta comum, que não são laváveis, a dica é usar detergente neutro aplicando com um pano ou esponja macia umedecida, e sem fazer força ao esfregar. Apenas algumas gotas de detergente são suficientes. Depois, deixe a espuma agir por alguns minutinhos.
Quem se preocupa em manter a casa limpa por bastante tempo já pode ter ouvido falar de um produto chamado removedor para limpeza. Identificado como um tipo de solvente, ele serve para limpar azulejos, vidros, superfícies de inox e até mesmo pincéis de pintura.
Por ser um material muito resistente, o epóxi não vai sair com os meios tradicionais. Será necessário você proceder com aplicação de sapólio líquido sobre a superfície a ser limpa. O sapólio depois de 3 a 5 minutos, vai amolecer o epóxi, permitindo sua remoção, embora esta ainda não seja fácil.