A melhor maneira de descobrir como se pisa é procurar um ortopedista, de preferência especializado em tornozelo e pé. Caso alguma doença não seja diagnosticada, faz-se o teste com fisioterapeuta especializado em baropodometria, que é a análise de marcha.
A pisada supinada é aquela que depende do uso da parte externa dos pés. Esse tipo de pisada depende de um esforço maior na região dos calcanhares, já que faz contato do lado externo com o solo. Normalmente, pessoas com o pé cavo são as que realizam esse tipo de pisada.
A pronação refere-se à maneira como o seu pé se inclina para dentro para distribuição do impacto ao entrar em contacto com o solo. Faz parte do movimento natural do corpo humano, mas difere de pessoa para pessoa. Conforme o seu pé embate no solo, inclina-se para dentro de modo a absorver o choque.
Pisada Neutra Considerada uma das mais comuns, abrangendo cerca de 45% da população, conforme o próprio nome diz, representa o tipo de pisada na qual a força é distribuída de maneira igualitária.
A pisada pronada começa com o lado esquerdo do calcanhar e finaliza nas regiões próximas do dedão. É o típico "pisar para dentro". Quem tem a pisada pronada acaba descarregando todo o peso do corpo na borda interna ou medial do pé. Neste caso, a pessoa possui um arco plantar pequeno.
O teste da pisada é um procedimento realizado para avaliar a postura e forma como os pacientes andam e correm. Esse teste é feito em clínicas de fisioterapia especializadas, que realizam o procedimento para constatar a necessidade de utilização de palmilhas ortopédicas.
Para corrigir a pisada supinada, a Pés Sem Dor fabrica palmilhas para redistribuir a pressões proporcionalmente nas regiões do pé. Para isso, elas possuem uma elevação na parte externa, o que ajuda a jogar parte do peso do corpo para o lado de dentro, contribuindo para a correção da pisada.
Tênis Para Pisada Supinada
A pisada pronada é causada por diversos motivos. Um deles é o pé muito plano, mais conhecido por pé chato. Neste tipo de pé, o arco toca o chão quase por completo. Outras causas são o joelho valgo (para dentro), instabilidade no quadril e fraqueza nos músculos tibial posterior e do pé.
A pisada supinada é a de quem pisa pra fora, ou seja, projeta a carga corporal para a lateral externa dos pés, possui a pisada supinada. Isso acontece com pessoas cujo arco do pé é muito acentuado, o famoso pé cavo, o que faz com que o apoio se desloque para a região lateral.