Podemos apontar quatro emoções básicas: felicidade, tristeza, ansiedade e raiva. Para identificar suas emoções, antes de qualquer coisa você precisa conhecer aquilo que está sentindo. Para isso, o primeiro passo é se perguntar, com sinceridade, o que está realmente se passando contigo.
Como identificar os meus sentimentos?
Identificando Sentimentos
Você pode perceber uma reação física ou corporal a uma emoção (por exemplo, o medo pode parecer um nó no estômago ou um aperto na garganta; o embaraço pode fazer com que corar).
Suas respostas corporais podem indicar um padrão (por exemplo, sentir-se nervoso antes de iniciar todos os exames).
Como aprender a expressar os sentimentos?
De olho na saúde
Identifique as emoções e a quais situações elas estão associadas;
Reconheça a causa e os motivos de cada sentimento;
Preste atenção às reações do seu corpo;
Observe mais a sua reação do que a ação que a desencadeou;
Adeque e proporcione a forma como você vai se expressar;
Como funcionam as emoções?
Pode-se dizer que as emoções têm 3 funções principais: Função adaptadora: prepara o organismo para a ação sendo esta uma das mias importantes. Graças a esta capacidade podemos atuar eficazmente. Função social: expressam o nosso estado de ânimo e facilitam a interação social para que se possa prever o comportamento.
Como reconhecer emoções em seu corpo?
Saiba reconhecer as emoções em seu corpo e entenda como elas impactam em nossa saúde física, mental e espiritual. O que é emoção? Emoção é uma sensação física e emocional que é provocada por algum estímulo, que pode ser um sentimento ou um acontecimento.
Como administrar as emoções?
Mas cada pessoa pode sentir as emoções de uma forma diferente ou mesmo uma mistura de emoções. Saber administrar as emoções é importante para viver melhor e ser uma pessoa emocionalmente saudável. Essa administração do que é vivido e sentido é chamada pela psicologia de inteligência emocional.
Quando surgem as emoções sociais?
Emoções Socais, Secundárias ou Aprendidas: Surgem como consequência da socialização e do desenvolvimento de capacidade cognitivas. A maioria de autores situam a sua aparição por volta dos dois anos e meio ou três. São posteriores às primárias, isto é, o medo surge primeiro e, posteriormente, o sentimento de ameaça, enfado…