Para anemia em cães, o hemograma é o principal exame usado para detectar a doença nos bichinhos. Com ele, é possível realizar a contagem dos glóbulos vermelhos e classificar a anemia. Porém, para identificar a causa do problema, o veterinário deverá realizar outros estudos.
As primeiras células precursoras dos Page 5 Macedo et al., Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal (v.9, n.4) (2015) 716-732 720 eritrócitos são os rubriblastos, que sofrem diferenciação resultando na redução do seu tamanho, aumento da concentração de hemoglobina citoplasmática e condensação gradual de ...
1 – Fisiológica: A liberação de adrenalina como resultado de estresse, medo ou exercício muscular esforçado causa desmarginação dos leucócitos, produzindo elevação rápida dos neutrófilos e dos linfócitos. Dentro de 20 minutos, as contagens celulares retornam ao normal.
Eritroblastos/ Metarrubrícitos são hemácias jovens (ainda nucleadas), que são liberadas na corrente sanguínea em casos de anemia ou doenças mieloproliferativas.
O cão com anemia pode ter outros indicativos, além dos que mencionamos acima, como:
contagem de plaquetas (PLQ) determinação do volume hemácias (VCM) dosagem de hemoglobina.
A policitemia vera é uma neoplasia mieloproliferativa das células produtoras de sangue da medula óssea que resulta na superprodução de todos os tipos de células sanguíneas.
Apresenta como função a regulação da eritropoiese (produção de eritrócitos, também conhecidos como hemácias ou glóbulos vermelhos) no homem e em outros animais.
Dizemos que uma leucocitose é reativa quando ocorre um aumento moderado no número de leucócitos por mm3. Nesses casos, a causa é normalmente infecções bacterianas, inflamações e algumas doenças metabólicas.