A elipse é uma figura de linguagem que ocorre com a omissão de um termo que pode ser subentendido no texto. A expressão omitida não interfere na compreensão da mensagem e mesmo sem está explícita ela pode ser percebida como parte da oração.
Quais são os tipos de elipse?
Principais tipos de elipse
Elipse do sujeito.
Elipse de verbos.
Elipse de preposições.
Elipse de conjunções.
Fique sabendo mais!
O que significa zeugma e exemplos?
O zeugma é uma figura de sintaxe caracterizada pela omissão de um termo no enunciado. No entanto, esse fenômeno está limitado à ocultação de um termo expresso anteriormente na frase: O bebê aprendeu a andar. E depois, a falar.
O que Éelipse?
O que é Elipse: Elipse é uma figura de linguagem da língua portuguesa, que consiste na omissão de um ou mais termos de uma oração, sendo que estes são facilmente identificados a partir do contexto do texto. ... O termo omitido na sentença está subentendido, sendo identificável unicamente por causa do contexto do texto.
O que é elipse do sujeito exemplos?
Exemplo: Comi no restaurante da minha avó na semana passada. No exemplo acima, sabemos que pela conjugação do verbo (primeira pessoa do singular), o termo omitido foi o pronome pessoal (eu). Esse caso é chamado de "elipse de sujeito".
Quais são os tipos de elipse exemplifique sua resposta?
Exemplo de elipse: Comi duas fatias de pizza ontem. No exemplo, sabemos pelo verbo "comi", que está na primeira pessoa do singular, que o termo omitido da sentença é o pronome pessoal "eu". Nesse casos, temos uma elipse de sujeito. Além deste, existem diversos outros tipos de elipse, como veremos mais à frente.
Qual a origem da palavra "elipse"?
Etimologicamente, a palavra "elipse" se originou a partir do grego élleipsis, que pode ser traduzido como "falta" ou "defeito". "Na minha mesa, papéis e livros" (o verbo "haver" está oculto nesta sentença, caso contrário a frase seria: "na minha mesa há papéis e livros").
Quais são os tipos de elipse?
Além deste, existem diversos outros tipos de elipse, como veremos mais à frente. A elipse é utilizada principalmente nos discursos informais, e também em textos, com o objetivo de deixá-los mais dinâmicos e evitar a repetição de alguns termos. Vale ressaltar que a ausência dos termos não interfere na compreensão do enunciado.
Qual o significado da elipse em matemática?
Exemplo: "Ele gosta de música, eu de viagens" (omissão do verbo "gostar" no segundo período da oração). Ver também: o significado das Figuras de Linguagem. Em matemática, elipse consiste numa forma geométrica quase circular, mas ligeiramente achatada, fazendo com que possua um eixo maior e um eixo menor.
Qual é a linguagem de elipse?
Elipse é uma figura de linguagem de sintaxe na qual ocorre a omissão de alguns textos na sentença. São termos que não foram mencionados hora nenhuma, e podem ser compreendidos pelo contexto ou pela gramática. A ausência desses termos não prejudica a compreensão da frase. Há alguns tipos e vamos dar exemplos.