Após realizar o fechamento da venda de um serviço ou produto, em um contrato de fomento mercantil, a empresa concede os direitos creditórios para a empresa que está realizando a operação de factoring com o objetivo de obter o valor à vista, mas com o desconto de algumas taxas e encargos operacionais.
Factoring é uma atividade comercial, mista e atípica, que soma prestação de serviços à compra de ativos financeiros. A operação de Factoring é um mecanismo de fomento mercantil que possibilita à empresa fomentada vender seus créditos, gerados por suas vendas à prazo, a uma empresa de Factoring.
Factoring é um mecanismo voltado para pequenas e médias empresas em que elas conseguem vender seus créditos vindos das vendas a uma empresa de Factoring. A partir disso, ao receber esses créditos futuros, elas obtém um poder maior de negociação nas compras corporativas.
Factoring (fomento mercantil ou comercial) é uma atividade comercial caracterizada pela aquisição de direitos creditórios, por um valor à vista e mediante taxas de juros e de serviços, de contas a receber a prazo.
O contrato de fomento estabelece as diretrizes que regem a operação de fomento mercantil, como também é chamada. Nesse processo, uma empresa vende seus direitos creditórios e recebe o valor à vista, mediante a aplicação de um fator de desconto.
A GoiásFomento criou Linhas de Crédito Especiais para microempresas, microempreendedores individuais e trabalhadores autônomos com taxas de juros subsidiadas pelo Governo de Goiás. Abaixo você terá as informações para essas linhas de crédito que fazem parte desse Projeto do Governo.
O Factoring não desconta títulos e não faz financiamentos. A finalidade fundamental da empresa de Factoring é o fomento mercantil. Fomentar, assessorar, promover o desenvolvimento e o progresso, ajudar o pequeno e médio empresário a solucionar seus problemas diários.
O que uma a factoring está autorizada a fazer, conforme falamos, é antecipar o recebimento de cheques repassados para pagamento futuro de produto ou serviço. Por exemplo, um cheque pós-datado que seja referente a uma venda realizada pelo cliente da factoring (cedente).
Quais são os tipos de factoring que existem?
Factoring (também conhecido como fomento mercantil ou fomento comercial) é a compra de títulos de créditos a um valor à vista, como duplicatas e contas a receber, por empresas que passam a se incumbir de controlá-los. É uma solução que permite aos empreendedores adiantar as receitas de suas contas a prazo.