As instituições de longa permanência são locais de acolhimento em regime integral, previstas na proteção social especial de alta complexidade, para atender idosos em situação de abandono ou negligência, em caso de suspensão temporária ou quebra de vínculo familiar e comunitário.
Resumo:As Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) são locais para residência coletiva, nas quais pessoas com idade avançada buscam a proteção e o amparo que, frequentemente, não encontraram no seu ambiente familiar e social.
INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS – ILPI São instituições governamentais ou não, de caráter residencial, destinada a domicílios coletivos de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar. São conhecidas também como asilos, casas de repouso, abrigos para idosos e outros.
As instituições de longa permanência para idosos no BrasilRegiãoILPIs CadastradasILPI com até 14 residentesCentro-Oeste15833 (20,9%)Sul24234 (14,0%)Sudeste83664 (7,7%)Total1451178
As ILPIs têm como objetivo garantir a atenção integral às pessoas com mais de 60 anos, defendendo a sua dignidade os seus direitos. São instituições que buscam prevenir a redução dos riscos aos quais ficam expostos os idosos que não contam com uma moradia (Born, 2008).
As Instituições de Longa Permanência. O surgimento das instituições para idosos teve seu início no Cristianismo, entre os anos de 5, pelo Papa Pelágio II, que transformou sua residência em um hospital para pessoas idosas 10. Alcântara AO. Velhos institucionalizados e família: entre abafos e desabafos.
ILPI é um local onde as pessoas idosas que tenham ou não apoio da família podem morar provi- soriamente ou de modo defini- tivo e receber cuidados que ne- cessitam. Este serviço também é conhecido pelos nomes "casa de repouso", "lar de idosos", entre outros.
Como acessar O acesso ao Acolhimento Institucional ou em República para Pessoas Idosaspode ser feito por requisição de serviços da Assistência Social ou de políticas públicas setoriais, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Ministério Público ou do Poder Judiciário.
O resultado do primeiro censo de abrigos para idosos do Brasil foi divulgado nesta terça-feira (24). São apenas 3.548 instituições em todo o país, onde vivem 83.870 pessoas com mais de 60 anos.