A integração-lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. Pode ser feita em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício mútuo para todas as atividades.
A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia de produção que vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Trata-se da utilização de diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área.
Esta forma de sistema integrado busca otimizar o uso da terra, elevando os patamares de produtividade em uma mesma área, usando melhor os insumos, diversificando a produção e gerando mais renda e emprego.
A iLPF surgiu da dificuldade dos produtores de conseguirem palhada para o plantio direto e dos altos custos para recuperar pastagens degradadas, e também foi o melhoramento de uma técnica que já estava sendo desenvolvida, que é a integração lavoura e pecuária (iLP) e alguns produtores já estavam adaptando a tecnologia ...
Há várias possibilidades de combinação entre os componentes agrícola, pecuário e florestal, considerando espaço e tempo disponível, resultando em diferentes sistemas integrados, como lavoura-pecuária-floresta (ILPF), lavoura-pecuária (ILP), silvipastoril (SSP) ou agroflorestais (SAF).
A ILPF aumenta a eficiência dos sistemas agríco- las, com o incremento da atividade global deles, a maior intensidade do uso da terra e a possibilida- de de produção de grãos, carne, leite e madeira, otimizando os recursos aplicados, gerando maior renda para o produtor.
O Sistema Barreirão é uma tecnologia de recuperação/renovação de pastagens em consórcio com culturas anuais. ... A adoção do Sistema Barreirão supre duas necessidades: cria mais uma opção de recuperação/renovação de pastagens e proporciona a expansão das potencialidades da área para o cultivo do arroz de sequeiro.
Objetivos dos sistemas ILPF: Recuperar áreas degradadas, criando condições propícias para a produção e diminuindo a ne- cessidade de desmatamentos de novas áreas. Aumentar a produtividade da agropecuária e melhorar a eficiência dos insumos utilizados na produção.
Com a introdução dos sistemas de ILPF, além da intensificação e maior eficiência do uso da terra, são gerados, também, outros benefícios ao ambiente, tais como: maior sequestro de carbono, aumento da matéria orgânica do solo, redução da erosão, me- lhoria das condições microclimáticas e do bem-estar animal.
Embora técnicas de combinação de árvores com agropecuária já tenham sido praticadas antes mesmo do surgimento da agricultura moderna, a ciência da agrossilvicultura surgiu apenas na década de 1970, quando se realizaram grandes estudos sobre o papel das árvores na saúde do solos tropicais.