A base do sistema feudal era a relação servil de produção. ... Feudo, portanto, era uma unidade de produção onde a maior parte das relações sociais passava a acontecer, porque os senhores feudais (suseranos) eram poderosos e cediam a outros nobres (que se tornavam seus vassalos) as terras em troca de serviços e obrigações.
O senhor feudal era o dono dos feudos, ou seja, das terras que eram cedidas aos servos como transação comercial. A sua principal obrigação para com esse grupo era proteger os seus servos, especialmente em casos de guerras ou invasões.
Feudalismo é o nome dado à forma de organização econômica e social vivenciada na Europa Centro-Ocidental durante o período histórico conhecido como Idade Média, entre os séculos V e XV. O nome é derivado dos feudos (ou vilas), as unidades de habitação e produção que eram características do período.
Podemos definir o conceito de Feudalismo como um período histórico (séculos V ao XV) onde a divisão social da sociedade dava-se por meio de uma economia agrária e de descentralizada, isto é, não havia estados fortes, e sim uma divisão de vários feudos por toda a Europa,.
Colonato: Segundo Hilário Franco Junior o colonato é o aviltamento da condição do trabalhador livre e por uma melhoria da do escravo. Era vinculados a terra que não podia ser vendida sem ele, nem o mesmo sem a terra. O colono era juridicamente um homem livre mas escravo da terra.
A cada cavaleiro, também conhecido como vassalo, o senhor concedia um pedaço de terra, chamado feudo. ... Em troca, os vassalos comprometiam-se a servir militarmente ao senhor sempre que ele pedisse. Com o tempo, os próprios senhores se tornavam vassalos de um rei.
O feudalismo surgiu depois da desintegração do império Romano,devido as invasões bárbaras, no século V. mas estes invasores não destruíram tudo da civilização romana, pois as novas sociedades que estavam surgindo, eram uma mistura de povos,dos conquistadores e dos conquistados.
O feudalismo foi uma forma de organização política, econômica, social e cultural que surgiu na Europa no século V, após a queda do Império Romano, e que tinha como base a posse de terras. Nesse tipo de organização, os senhores feudais (proprietários das terras) tinham nos trabalhadores rurais os seus servos.