O Sambódromo - Estrutura O Sambódromo é dividido em setores numerados de 1 a 13 e divididos por pares e ímpares. O lado par fica próximo à estação de metrô da Praça Onze e o lado Ímpar próximo a Central.
1. A Passarela do Samba da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, projetada por Oscar Niemeyer, foi inaugurada em 1984. Tem 85 mil metros quadrados, 700 metros de comprimento e capacidade para 88.500 pessoas. A obra foi construída em 120 dias.
Oscar Niemeyer Sambódromo da Marquês de Sapucaí/Arquitetos
Inaugurada em 1984, com o nome oficial de "Avenida dos Desfiles", marcou o início do sistema de desfiles das escolas de samba em duas noites, ao invés de em apenas uma noite, como era costume até então.
– A construção do sambódromo levou no total 120 dias. – Sua estrutura foi montada utilizando técnicas de concerto armado pré-moldado. – A passarela tem 700 metros de extensão e 13 metros de largura. – O espaço em total tem a capacidade de receber mais de 70 mil pessoas.
As Frisas são cadeiras dentro de pequenos cercados, bem próximas da pista. Divididas em quatro filas, numeradas de A a D, sendo a fila A mais próxima da pista e a fila D a mais longe. As frisas oferecem a visão mais privilegiada dos desfiles do Sambódromo.
Inaugurada em 1984, a estrutura de 700m de comprimento pode acomodar até 88 000 espectadores.
Só a área chamada de Monumental, no setor B, pode receber até 7,7 mil pessoas. O Sambódromo tem uma área total de 100 mil metros quadrados, com uma pista de 530 metros de extensão e 14 metros de largura.
31 de outubro de 2020 Inaugurado em 31 de outubro de 2020, o projeto da São Paulo Turismo (SPTuris) transformou o Sambódromo em um espaço de lazer aberto ao público e com entrada totalmente gratuita.
O lugar onde acontece o maior espetáculo da Terra. O projeto da Passarela Professor Darcy Ribeiro – popularmente conhecida como Sambódromo da Marquês de Sapucaí, Sambódromo do Rio de Janeiro ou simplesmente Sambódromo, é de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer.