Traçado de raio (em inglês: Ray tracing) é um algoritmo de computação gráfica usado para síntese (renderização) de imagens tridimensionais. O método utilizado pelo algoritmo baseia-se na simulação do trajecto que os raios de luz percorreriam no mundo real, mas, neste caso, de trás para a frente.
Ray Tracing é uma técnica de iluminação que dá uma cara realista aos jogos digitais. Uma placa de vídeo de qualidade pode usar o Ray Tracing para que você se sinta no mundo real, já que esta tecnologia tenta mostrar a luz como ela realmente funciona.
O verdadeiro avanço para os videogame, no entanto, é o ray tracing em tempo real. Os consoles e placas de vídeo modernos, como os Xbox Series e o PS5, finalmente têm poder de processamento suficiente para lidar com a força bruta do rastreamento de raios.
Habilitar o Ray Tracing no Fortnite
Traduzido como "traçamento de luz", ou mesmo "traço de luz", o Ray Tracing é uma das tecnologias para produzir cenas mais realistas. ... O que, aliás, explica a diferença das placas de vídeo GTX para as RTX, nomenclatura utilizada pela NVIDIA para diferenciar os modelos que suportam o Ray Tracing.
O que eu preciso para rodar Ray Tracing Para você utilizar essa tecnologia você precisa de jogos que tragam embarcados Ray Tracing ou DLSS (Deep learning super sampling).
A RTX 3060 é um modelo um pouco mais acessível, sendo o modelo mais acessível para quem busca a tecnologia ray-tracing.
Baixe a última versão dos drivers no site da NVidia. Eles já vem com o DRX, que habilita o RT nas GTX. Depois, a "ativação" do recurso é feito nas opções gráficas dos jogos. No momento, apenas Battlefield 5, Shadow of the Tomb Raider e Metro: Exodus rodam com ray-tracing.