Para incluir uma legenda específica para cegos, chamado de "texto alternativo", o usuário deve, no momento de publicar uma nova foto, descrever a imagem por meio da opção "configurações avançadas". Fotos antigas também podem ter uma legenda incluída ao se clicar em "editar".
Basicamente, o movimento #PraCegoVer consiste em despertar a atenção dos usuários, para que coloquem uma descrição detalhada da imagem utilizada em suas publicações em mídias sociais. Estas informações serão reproduzidas em aplicativos de áudio descrição destinados, principalmente, para deficientes visuais.
O #PraCegoVer possibilita a audiodescrição para a compreensão de imagens, transformando elementos visuais em palavras. É também uma maneira de chamar atenção para que os videntes enxerguem as pessoas com deficiência visual e reconheçam as suas necessidades.
Forma de usar a hashtag Para utilizar esta ferramenta é realmente muito simples. Basta que na publicação, após colocar a legenda normalmente, o usuário adicione o #PraCegoVer e em seguida, faça uma descrição da imagem. Por exemplo, primeiro escreve o que se trata, se é foto, desenho, charge, tirinha, ilustração etc.
#PraCegoVer: como surgiu a Hashtag Seu intuito é de disseminar uma cultura de acessibilidade digital, sempre reforçando que atitudes muitas vezes simples fazem maravilhas no sentido de integrar pessoas com deficiência no universo das redes sociais.
Uma das iniciativas mais conhecidas é a hashtag #Pracegover, idealizada pela professora baiana Patrícia Braille. Essa hashtag de acessibilidade tem o objetivo de chamar atenção para a falta de inclusão das pessoas com deficiência visual nas redes sociais, e tornar a descrição das imagens uma prática comum.
Com objetivo de trazer essa temática à tona de forma divertida e inclusiva, a professora baiana Patrícia Braille criou um evento no Facebook chamado #PraCegoVer, que convidava seus participantes a narrarem, no dia 4 de janeiro daquele ano, conteúdos da rede social para pessoas com deficiência visual.
Para incluir uma legenda específica para cegos, chamado de "texto alternativo", o usuário deve, no momento de publicar uma nova foto, descrever a imagem por meio da opção "configurações avançadas". Fotos antigas também podem ter uma legenda incluída ao se clicar em "editar".
Deixe que ela decida o que é agradável à ela! Use a #PraCegoVer no início. Quando escrever hashtags com mais de uma palavra, digite todas juntas e sempre com a inicial de cada uma delas em letra maiúscula, isso facilita a leitura tanto das pessoas videntes quanto dos leitores de tela.
PraCegoVer #PraCegoVer: como surgiu a Hashtag Nesse contexto, #PraCegoVer é fruto de um movimento iniciado lá em 2012, época em que o mercado de aplicativos ainda engatinhava e, consequentemente, muitos deles ainda não dispunham de funções de leitura para cegos e pessoas com deficiência visual.