Quando uma pessoa investe em uma LCA, está fornecendo recursos para que o banco forneça crédito para produtores agrícolas. A instituição, então, usa o dinheiro para oferecer linhas de crédito para o agronegócio e o investidor recebe o valor da aplicação com correção de juros após um determinado tempo.
Qual a diferença entre LCI e LCA? Para o investidor, não há diferenças significativas entre investir em LCI e LCA, a menos que você tenha interesse em aplicar o seu dinheiro em um dos setores: agronegócio ou imobiliário. Geralmente, a escolha é feita com base na taxa de rendimento, prazo de aplicação e aporte inicial.
Ela é um título emitido por bancos para captar recursos para financiamentos imobiliários. Já a LCA significa Letra de Crédito do Agronegócio (LCA). Trata-se de um título de crédito muito semelhante à LCI, mas destinado a investir no agronegócio, como o próprio nome já diz.
CDI (Certificado de Depósito Interbancário): não há investimento em CDI. Trata-se de uma taxa usada por bancos para negociação de empréstimos entre eles. A taxa CDI gira em torno da taxa Selic (2% ao ano). LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio): são equivalentes.
Quando a LCA é tributada?Até 6 meses→22,5% de imposto sobre o lucroDe 6 meses a 1 ano→20% de imposto sobre o lucroDe 1 a 2 anos→17,5% de imposto sobre o lucroMais que 2 anos→15% de imposto sobre o lucro
6,5% No Banco do Brasil, o LCA é remunerado por um percentual do CDI, que é uma taxa de juros bancária que flutua muito próximo da Selic que, hoje, está em 6,5% ao ano.
– LCI e LCA são exibidas com rendimentos entre 80% e 105% do CDI. Pode haver instituições oferecendo taxas mais baixas (grandes bancos) ou taxas mais altas (bancos pequenos, com maior risco de crédito);
O CDB é mais indicado para valores menores e maior liquidez. Por isso, é interessante para quem tem pouco dinheiro para investir. A LCI, por outro lado, é o ideal para quem tem uma quantia maior e quer potencializar o retorno.
A LC é a letra de câmbio. Ela é um ativo de renda fixa emitido pelas financeiras, como a Crefisa e a BMG. Basicamente, este investimento funciona como um empréstimo do seu dinheiro ao emissor até a data de vencimento estabelecida no momento da compra.
A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são dois tipos de investimento em renda fixa isentos de Imposto de Renda, que costumam garantir retornos bem superiores ao da caderneta de poupança.