Os jogadores escondem uma das mãos atrás das costas, falam pausadamente a palavra jo-quem-pô e mostram a mão no formato do objeto escolhido. A pedra quebra a tesoura, a tesoura corta o papel e o papel embrulha a pedra. Simples assim.
ORIGEM JOKENPÔ OU PEDRA, PAPEL, TESOURA O JOKENPÔ ou pedra, papel, tesoura é um jogo antigo, cujas origens remontam à Dinastia Han chinesa, de 206 a.C. até 220 d.C. A primeira menção desse jogo é encontrada em 'Wuzazu', um livro escrito pelo escritor chinês da dinastia Ming Xie Zhaozhi.
As primeiras referências deste jogo são encontradas em uma obra chinesa, chamada Wazuzu, de 1600 a.C. Só mais tarde, no século XVII, o jogo chegou ao Japão por meio de uma comunidade chinesa em Nagasaki.
Acredita-se que a prática exista desde o século 17, sendo descrita em documentos históricos chineses encontrados no Japão. Em suas versões originais, o "pedra, papel ou tesoura" não passava de mais uma modalidade de jogos a serem praticados apenas com gestos de mãos.
A pedra é simbolizada por um punho fechado; a tesoura, por dois dedos esticados; e o papel, pela mão aberta. Caso dois jogadores façam o mesmo gesto, ocorre um empate, e geralmente se joga de novo até desempatar. Este jogo possui uma única regra: não é permitido mostrar pedra duas vezes seguidas.
joquempô em inglês We can't do paper-rock-scissors. ... We're gonna play scissor, paper, stone to decide.
Do japonês (jan ken-pon), Pedra, Papel, Tesoura é um jogo de mãos recreativo para duas ou mais pessoas, que não requer nada material nem uma grande ou especial habilidade. ... Este tipo de jogo é perfeito para estimular a agilidade, a atenção, coordenação motora e o ritmo das crianças.
Jokenpo – Pedra Papel e Tesoura. Pedra papel tesoura, jokenpô entre outras designações.