O Fundo Monetário Internacional funciona como grande centro de cooperação financeira entre as 188 nações que fazem parte dele. O FMI, portanto, é uma grande reserva monetária onde os países depositam uma quantia regularmente e podem solicitar empréstimos eventualmente.
Quais são as funções do FMI?
Nas suas ações de trabalho, o FMI possui algumas funções principais. Entre elas estão: O FMI tem a capacidade de examinar e revisar as economias de todos os seus países-membros. Como resultado, ele aponta o status da economia global de uma maneira que nenhuma outra organização consegue apurar.
Como foi criado o FMI?
O FMI foi criado na conferência de Bretton Woods, em 1944, com o objetivo de reconstruir a Europa após a II Guerra Mundial. A Conferência também estabeleceu um sistema monetário, em que o valor da moeda nacional é definido para ajudar os países a manter sua estabilidade econômica.
Quem não é membro do FMI?
O FMI tem 10 membros que não são países soberanos: Anguilla, Aruba, Barbados, Cabo Verde, Curaçao, Hong Kong, Macau, Montserrat, Antilhas Holandesas e São Martinho. Cada país membro do FMI possui uma cota, ou seja, um valor que tem que ser enviado ao órgão, em forma de contribuição.
Qual é a cota do FMI?
Cada país membro do FMI possui uma cota, ou seja, um valor que tem que ser enviado ao órgão, em forma de contribuição. Essa cota é determinada com base em seus indicadores econômicos, como o PIB (Produto Interno Bruto).