Durante o período de ausência, o trabalhador tem seus direitos preservados perante a lei trabalhista. Mesmo afastado, nos primeiros 15 dias de ausência a empresa continua arcando com seu salário. Após esse período, o empregado no afastamento pelo INSS recebe salário integral pelo órgão público.
O que é necessário para dar entrada no auxílio doença?
Documentos necessários para solicitar auxílio doença
Documento de identificação oficial com foto, que permita o reconhecimento do requerente;
Número do CPF;
Carteira de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos que comprovem pagamento ao INSS;
Quem deve dar entrada no INSS o funcionário ou a empresa?
A empresa não é legalmente obrigada a agendar a perícia, mas pode vir a fazer isso pelo empregado a partir do 16º dia de abono. Terá direito ao afastamento aquele que tiver contribuído por pelo menos 1 ano com o INSS, nos casos de problemas de saúde.
Quantos dias é necessário para entrar no INSS?
60 da Lei 8.213/1991. Passados os 15 dias e não havendo possibilidade de retorno ao trabalho, o empregado será encaminhado ao INSS para a percepção de auxílio doença, quando pericialmente constatada a incapacidade para o trabalho.
Como dar entrada no INSS por afastamento de trabalho?
Para iniciar o processo, é necessário entrar em contato com o telefone 135 ou utilizar o aplicativo/Site Meu INSS para realizar o agendamento da perícia médica. Não se preocupe, pois todas as informações necessárias serão passadas ao segurado no momento do agendamento.
Qual o valor a receber por afastamento pelo INSS?
91%
De acordo com a legislação vigente, o valor a receber em caso de afastamento do trabalho pelo INSS (comum ou acidentário) é de 91% sobre a média de 80% de seus maiores salários de contribuição.
Como devo proceder para dar entrada no INSS?
Você pode agendar a perícia por telefone, presencialmente, ou pela internet. No primeiro caso, basta ligar para o telefone 135. No segundo, você deve comparecer a uma das agências do INSS. Já no terceiro, é preciso acessar o site do Meu INSS e agendar uma perícia médica.
Quem deve dar entrada no INSS?
Todo e qualquer funcionário que possua vínculo empregatício com uma empresa ou que seja segurado no INSS. Sendo assim, autônomos, MEI ou qualquer outro cidadão que pague o INSS mensalmente tem direito a solicitar o benefício em caso de necessidade.
Quem dá entrada na licença maternidade a empresa ou o empregado?
Quem paga? Quem paga a licença-maternidade é o INSS. Para profissionais com carteira assinada, no entanto, o pagamento é feito pela própria empresa empregadora, que depois recebe o repasse do valor do INSS.
Como funciona o afastamento pelo INSS?
Como funciona o afastamento pelo INSS "Entrar no INSS" é um termo utilizado popularmente para indicar que a pessoa está afastada do trabalho, e seu salário está sendo pago pelo INSS. O afastamento pelo INSS ocorre após o trabalhador ter sido impedido de desempenhar suas funções profissionais, seja por doença ou por acidente de trabalho.
Quais são os prazos para entrar no INSS?
Saber quantos dias de atestado para entrar no INSS por exemplo, é uma dúvida comum. Confira aqui todos os detalhes dos prazos para o auxílio-doença. "Entrar no INSS" é um termo utilizado popularmente para indicar que a pessoa está afastada do trabalho, e seu salário está sendo pago pelo INSS.
Qual o 13° salário do colaborador que ficou afastado pelo INSS?
O 13° salário do colaborador que ficou afastado por motivo de doença ou acidente e permaneceu mantido pelo INSS também sofrerá um impacto. A empresa pagará apenas pelo período em que o empregado exerceu as suas atividades.
Quais documentos é preciso levar ao INSS?
Veja quais documentos é preciso levar ao INSS O trabalhador que precisa ficar afastado temporariamente do trabalho por mais de 15 dias seja por doença ou acidente precisa dar entrada no auxílio-doença do INSS. Quais os documentos necessários para pedir esse benefício?