Transformação Adiabática. A transformação adiabática é aquela em que não há trocas de energia térmica entre o sistema e o meio exterior. ... Com a perda de energia interna, há a realização do trabalho (aumento de volume) pelo gás e a diminuição de temperatura do mesmo.
Uma geladeira que funciona não é um processo adiabático. No entanto, quando o motor é parado, ele age como um sistema adiabático. Quando o motor da geladeira está funcionando, ele transfere o calor de dentro para fora. Mas sem o motor, as paredes impedem a transferência de calor porque é isolado termicamente.
Definição: Invólucro constituído por uma parede isolada térmicamente, em que não há fluxo de energia do ou para o sistema mesmo que haja diferença de temperatura entre o sistema e suas vizinhanças.
Ciclo ou transformação cíclica de uma massa gasosa é uma sequência de transformações gasosas em que, ao final de cada transformação, o gás retorna ao seu estado inicial de Pressão, Temperatura e Volume. Portanto, o estado final coincide com o estado inicial.
Transformações adiabáticas: variação da pressão e do volume V: volume do gás; y: expoente ou coeficiente de Poisson. O expoente de Poisson é calculado pela razão entre os calores específicos com pressão (Cp) e volume (Cv) constantes. O valor do coeficiente depende apenas da atomicidade do gás.
Transformações adiabáticas: variação da pressão e do volume y: expoente ou coeficiente de Poisson. O expoente de Poisson é calculado pela razão entre os calores específicos com pressão (Cp) e volume (Cv) constantes. O valor do coeficiente depende apenas da atomicidade do gás.
Um processo adiabático, por definição é um processo no qual não existe troca de calor entre o meio e o sistema. O calor não entra nem sai.