Tração 4×4 reduzida Nada mais é que um par de engrenagens que ao ser acionada atua entre a saída do cambio e os eixos cardãs e que multiplica a força que vai para as rodas por valores normalmente entre 1,5 e 2,7. Seu acionamento pode ser por botões, alavancas ou automático, dependendo do modelo do veículo.
A marcha reduzida é um sistema de engrenagens presentes na tração 4x4. ... Quando o motorista aciona a tração 4x4 no veículo, a reduzida multiplica a força produzida pelo motor para que ele funcione bem mesmo se o carro estiver em velocidade menor.
As marchas reduzidas diminuem o uso freqüente dos freios, já que a compressão do motor mais o aumento de torque proporcionado pelas marchas reduzidas resultam em um poderoso freio-motor, capaz de segurar sozinho, sem os freios, o peso do veículo em uma descida mais radical.
Sistema presente em carros 4×4 alguns veículos possuem um conjunto de câmbio Hi (High – Alto) e Lo (Low – Baixo), na qual o Hi corresponde ao câmbio normal para ser usado no dia a dia, já o Lo ou reduzida é utilizado em situações específicas com terrenos de pouca tração, normalmente é usado em trilhas.
Dessa forma, a função só deve ser acionada quando carro adentrar em estradas de terra, na chuva e em pisos com baixa aderência. A marcha reduzida deve ser utilizada apenas em trechos de trilhas pesadas, com atoleiros e ladeiras íngremes, segundo Nelson de Almeida Filho, o instrutor de condução off-road.
A tração 4×4 deve ser usada para superar obstáculos e precisa ser desativada assim que não for mais necessária – isso é uma dica geral.
O termo 4×4 significa que as quatro rodas do carro são motrizes. É por isso que os veículos que têm apenas a tração dianteira ou a traseira são sempre chamados de 4×2. Qualquer veículo 4×4 poder ser denominado de 4WD — tração nas quatro rodas — e de AWD — tração integral.
A marcha reduzida deve ser utilizada apenas em trechos de trilhas pesadas, com atoleiros e ladeiras íngremes, segundo Nelson de Almeida Filho, o instrutor de condução off-road.
Esse recurso possibilita alcançar o torque máximo do motor em baixas velocidades. Isso possibilita maior controle ao trafegar por trechos com piso de baixa aderência, como alagados e subidas e descidas muito íngremes, além de permitir rebocar cargas pesadas.
Já a sigla AWD tradicionalmente é adotada por automóveis que possuem tração integral permanente, ou seja, sempre ativada. ... Já uma motocicleta com tração nas rodas dianteira e traseira (sim, elas existem) é um veículo AWD, mas não 4WD, pois não possui quatro rodas.