Cada proposição simples pode ser verdadeira ou falsa e isso implicará diretamente no valor lógico da proposição composta. Se adotarmos a frase "João é alto e Maria é baixa", as possíveis valorações dessa afirmação serão: Se João for alto e Maria for baixa, a frase "João é alto e Maria é baixa" é VERDADEIRA.
Assim, p → q significa "se p, então q". O resultado desta operação só será falso quando a primeira proposição for verdadeira e a consequente for falsa.
Nos exemplos abaixo tem-se 22 = 4 linhas e 23 = 8 linhas. Notação: O valor lógico de uma proposição simples indica-se por V(p) e composta por V(P) (letra maiúscula). Exemplos de proposições simples: p : um triângulo têm três lados....pqp qVVVVFFFVFFFV
Conectivos LógicosOperaçãoConectivoExemplosConjunção^Thiago é médico e João é EngenheiroDisjunção InclusivavThiago é médico ou João é EngenheiroDisjunção ExclusivavOu Thiago é Médico ou João é EngenheiroCondicional→Se Thiago é Médico então João é Engenheiro
Construção de tabelas verdade Na tabela verdade são colocados os valores lógicos possíveis (verdadeiro ou falso) para cada uma das proposições simples que formam a proposição composta e a combinação destes. O número de linhas da tabela dependerá da quantidade de sentenças que compõem a proposição.
Sendo a primeira proposição falsa e a segunda verdadeira, vemos, pela tabela verdade, que o valor lógico da proposição p^q será falso.
Na lógica e na matemática, um valor de verdade, também chamado de valor veritativo ou valor verdade, é um valor que indica o grau de verdade de uma proposição, dependendo da interpretação. Este valor pode ser verdadeiro ou falso.
A proposição lógica é definida como toda oração que declare algo, podendo ser valorada como verdadeira ou falsa, sem casos em que ela se encaixe nas duas opções. Dessa maneira, a frase deverá ter um sujeito e um predicado para que o candidato compreenda.
sentença imperativa, da qual não podemos atribuir juízo de valor. ... sentença declarativa, na qual podemos atribuir um valor lógico Verdadeiro ou Falso, seja ela expressa de forma negativa ou afirmativa. c. sentença exclamativa, da qual podemos ou não associar valor lógico, de- pendendo da afirmação dada.