Sistema para denominar os organismos que utiliza duas palavras, ambas em latim, que constituem o nome científico. A primeira palavra latina indica o nome do género e a segunda é o restritivo ou epíteto específico. ...
Nomenclatura é a atribuição de nomes (nome científico) a organismos e às categorias nas quais são classificados. O sistema atual identifica cada espécie por dois nomes em latim: o primeiro, em maiúscula, é o gênero, o segundo, em minúscula, é o epíteto específico. ...
Sistema de atribuição de um nome científico aos seres vivos e aos diferentes grupos taxonómicos em que são incluídos, de acordo com a regras de nomenclatura.
Nos estudos biológicos, o conceito de gênero é um termo utilizado na classificação cientifica e agrupamento de organismos vivos, que formam um conjunto de espécies com características morfológicas e funcionais, refletindo a existência de ancestrais comuns e próximos.
O naturalista Lineu propôs um sistema de nomenclatura binomial com a finalidade de padronizar a forma de nomear espécies, facilitando a comunicação entre os cientistas. ... Assim, cada espécie possui um nome científico específico, sendo este utilizado universalmente, em qualquer lugar do planeta.
Uma bactéria tem um nome binomial que consiste em duas partes: o nome do gênero ao qual ela pertence e o nome da espécie. Ao se referir a uma bactéria em um artigo, o autor deve sublinhar ou colocar em itálico o nome no texto.
Um sistema único de nomes científicos (utilizado para catalogar bactérias, animais, fungos, vegetais e etc) permite a homogeneidade da denominação de espécies no âmbito científico, o que facilita a comunicação entre instituições, universidades e institutos para o desenvolvimento de estudos em conjunto e a propagação do ...
O objetivo do nome científico é tornar – se universal. Por exemplo, a espécie Biomphalaria glabrata , representa o molusco gastrópode, vetor da esquistossomose,conhecido por esta denominação em qualquer comunidade científica no mundo.
O nome científico é uma combinação binária, que consiste do nome do gênero seguido do epíteto específico, ambos em itálico. O gênero deve estar com inicial maiúscula, e o epíteto específico com inicial minúscula.
- Todo nome científico de espécie é composto por dois nomes (daí o nome: nomenclatura binomial). O primeiro nome deve ter sua inicial maiúscula e diz respeito ao gênero. O segundo nome é o epíteto específico e deve ser escrito com inicial minúscula.