Escala 1:75 (um por setenta e cinco) Cada dois metros e meio de parede é igual, no traçado, a cerca de três centímetros e três milímetros.
Alguns exemplos de escalas de desenho
Tarefa 1: Redimensionar um desenho usando a mesma unidade Inicie o comando de escala com SC (ou ESCALA). Selecione os objetos que precisam ser incluídos na operação de escala. Clique no desenho para o primeiro ponto da base da escala (ponto base). Digite R para ativar a escala de Referência.
Como assim? A lógica é simples: se na escala 1:50, 1 centímetro equivale a 1 metro da medida real, na escala 1:500, 1 centímetro do seu escalímetro vai ser igual a 10 metros da medida real.
Exemplo: Um desenho de uma planta baixa de uma residência representado na escala 1:50, significa que em cada 1 cm no papel equivale a 50 cm na medida real ou 0,5 m (medida real da residência). A medida real da residência será cinqüenta vezes maior que sua representação em planta.
planta de uma casa que mede 18m x 20m seja representada em uma folha A4? Escalas: 100:1, 50:1, 1:50, 1:75, 1:100 1:125, 1:500 ou 1:1000.
A indicação da escala do desenho é feita pela abreviatura da palavra escala: ESC , seguida de dois numerais dois numerais dois numerais separados por dois pontos. O numeral à esquerda dos dois pontos representa as medidas do desenho técnico. O numeral à direita dos dois pontos representa as medidas reais da peça.
Caso seu AutoCAD esteja em cm, você deve utilizar 100 e caso esteja em metros, 1. O procedimento consiste em primeiramente medir-se na tela do computador a largura que o desenho deve ter. Em seguida você deve dividir 1.000 pela escala desejada. No caso 7500, que irá retornar o valor 0,1333.
Definindo a Escala Na prática, existem duas formas de fazer o ajuste da escala da vista do desenho, que funcionam em todas as viewports: Método 1 - o ajuste do custom scale, na janela de propriedades do objeto (properties), com a viewport selecionada; Método 2 - o uso do comando zoom, com a viewport ativa.