A disciplina positiva tem como base o senso do pertencimento, ou seja, fazer com que a criança se sinta conectada com o meio em que vive – seja o núcleo familiar ou escolar. É torná-la parte do todo, como membro ativo, atuante e fundamental para o desenvolvimento da comunidade em que convive.
Algumas pautas podem nos ajudar a educar com Disciplina Positiva
Disciplina Positiva funciona porque através dela estamos em cada momento com a criança, buscando nos conectar, buscando oferecer uma relação diferente, mais amorosa, mais consciente, mais madura, mais profunda.
Abordagem em disciplina positiva: Empatia, entendimento da perspectiva da outra pessoa, colaboração na resolução do problema, gentil e firme (ao mesmo tempo) e acompanhamento do que foi previamente combinado pelas partes.
Para atingir tal feito, as mães e os pais devem utilizar os cinco pilares da disciplina positiva, são eles:
A educação positiva consiste em disciplinar a criança de forma que ela não tenha sua autoestima comprometida, nem se sinta ameaçada pelos próprios pais.
10 ferramentas da Disciplina Positiva que todo mundo deveria...
Disciplina positiva para educar os filhos: 5 atitudes para tomar no dia a dia
Também chamada de disciplina positiva, essa forma de educar tem cada vez mais adeptos preocupados com a formação integral de seus filhos. Seu objetivo é educar com foco no afeto, na compreensão, no respeito e no aprendizado mútuo.
Então, é um benefício bom para o professor, que passa a procurar novos assuntos e não se acomoda e também para o aluno, porque a disciplina Eletiva traz a vivência de seu PV". ... Isso possibilita aos alunos uma vivência maior em seu Projeto de Vida, os incentiva a sonhar e nunca desistir de seus objetivos.