Todos os pedidos dos restaurantes são recebidos, processados e automaticamente alimentam o sistema interno da empresa para o abastecimento e a distribuição física aos restaurantes, além de gerar todas as informações necessárias para fornecedores, históricos de venda, estatísticas, apoio a marketing, etc.
O Modelo de Negócio do Mcdonalds, em sua essência, é o modelo de uma franquia. Mas royalties pagos por franqueados e a venda de refeições em restaurantes próprios é apenas uma parte de suas receitas. O McDonalds é também uma das maiores empresas imobiliárias do mundo.
O aluguel cobrado sobre os terrenos faz com que as unidades franqueadas, que representam 93% do total, gerem rendimentos até oito vezes maiores do que as lojas próprias. Você entra com fome em uma loja do McDonald's e se depara com uma promoção: dois lanches do cardápio por R$ 14,90. É um ótimo negócio.
Como o McDonald's faz a gestão de suprimentos Em vista disso, ele conta com uma frota exclusiva de veículos equipados com equipamentos modernos para fornecer as informações de suas entregas. Também há a presença de uma equipe especializada que utiliza um sistema integrado para acompanhar tudo o que acontece.
Já a cadeia de suprimentos tem uma definição muito mais ampla e está relacionada com todos os métodos e operações ligados ao produto. Isto é, desde a compra de matéria-prima até a confirmação da satisfação do cliente final com o bem adquirido.
O McDonald's vende principalmente hambúrgueres, cheeseburgers, frango, batatas fritas, itens de café, refrigerantes, milk shakes e sobremesas.
O McDonald's permite os clientes visitarem a cozinha através do programa "Portas Abertas". A intenção é aproximar os clientes da rede de fast food e mostrar como o lanche que chega até a mesa é feito. A preparação de um dos produtos da rede, demora menos de um minuto para ficar pronto.