Em outubro de 1944, Schindler obteve autorização dos alemães para mudar a fábrica para Morávia, e seu assistente elaborou várias versões de uma lista com os nomes de 1.200 prisioneiros judeus necessários para trabalhar na nova fábrica. Estas listas ficaram conhecidas, entre os judeus, como "A lista de Schindler".
Sua história chamou grande atenção graças ao popular filme de Steven Spielberg, em 1993, "A Lista de Schindler". No total, durante o Holocausto, ele facilitou a sobrevivência de cerca de 800 judeus e entre 3 judias.
A Lista de SchindlerSchindler's ListPôster de divulgaçãoEstados Unidos 1993 p&b 195 minDireçãoSteven Spielberg
Austrália A lista preparada pelo industrial alemão Oskar Schindler, que ajudou a salvar mais de mil judeus dos campos de concentração na Segunda Guerra, foi encontrada em uma biblioteca de Sydney, na Austrália, que não sabia que estava de posse do documento.
Spielberg disse na noite de quinta-feira que havia reparado em um novo detalhe da cena final, em que os judeus depositam pedras na túmulo de Oskar Schindler.
Oskar Schindler (Svitavy, 28 de abril de 1908 – Hildesheim, 9 de outubro de 1974) foi um industrial alemão sudeto, espião e membro do Partido Nazi, que salvou da morte 1200 judeus durante o Holocausto, empregando-os nas suas fábricas de esmaltes e munições, localizadas nas actuais Polónia e República Checa, ...
9 de outubro de 1974 Oskar Schindler/Data de falecimento
66 anos (1908–1974) Oskar Schindler/Idade ao falecer
9 de outubro de 1974 Oskar Schindler/Data de falecimento
O industrial morávio salvou cerca de 1.200 judeus durante o Holocausto, empregando-os em suas fábricas de munição e esmaltados sob condições muito melhores do que aquelas a que estavam submetidos nos campos de trabalho e extermínio nazistas.