A Idade Média foi um período longo da história europeia e pode ser dividida em: Alta e Baixa Idade Média. ... Todavia, no Oriente, essa parte da história foi subdividida em dois impérios: o Bizantino e o Árabe. A Baixa Idade Média, por sua vez, ocorreu do século XI até o final do período medieval, no século XV.
A passagem do mundo antigo para o mundo medieval e a fragmentação política do ocidente europeu. Roma enfrentou dificuldades de administração. A parte ocidental sofreu a partir do século III intensas transformações que levaram ao fim da unidade territorial, de onde surgiram os reinos germânicos.
Arte na Idade Média e Arte Renascentista A Idade Média foi um longo período da história que prevaleceu durante 10 séculos (século V ao XV). Já o Renascimento foi um movimento artístico, cultural e filosófico. Teve origem na Itália a partir do século XV, ou seja, quando tem início a Idade Moderna.
Os humanistas do século XV e XVI chamavam a Idade Média de Idade das Trevas. Afirmavam que havia ocorrido na Europa, um retrocesso artístico, intelectual, filosófico e institucional, em relação à produção da Antiguidade Clássica.
A sociedade medieval era estamental, ou seja, não possibilitava a ascensão social. No topo da pirâmide estava o clero, logo abaixo vinha a nobreza, e na base estavam os servos, os únicos que trabalhavam e sustentavam as classes de cima. A agricultura tornou-se a principal atividade econômica.
Uma visão de mundo característica, baseada essencialmente no cristianismo, evoluiu durante a Idade Média. Ela diferia tanto da perspectiva greco-romana como da visão científica da época moderna. Na visão cristã, não era o indivíduo, mas o Criador que determinava o que constituía a felicidade.
Na Idade Média (ou medievo), poucas pessoas sabiam ler. ... Foi nesse contexto que a arte medieval se desenvolveu em diversos campos, como a arquitetura, pintura, música, escultura e literatura. Dois estilos foram predominantes nesse período: o Estilo Românico e o Estilo Gótico.