Grosso modo, a segunda metade do século XVIII é marcada pela simplificação das estruturas musicais barrocas. ... Nesse período, a música erudita revive o final do século XVIII e início do século XIX. O neoclassicismo é, pois, basicamente, uma reação às inovações do modernismo alemão da primeira parte do século XX.
O Neoclassicismo (novo classicismo) representa um movimento artístico e cultural que envolveu a literatura, a pintura, a escultura e a arquitetura.
A arquitetura neoclássica teve destaque na Europa entre a segunda década do século XVIII até o XIX. Ela nasceu com o objetivo de resgatar a cultura clássica na Europa Ocidental. ... Com o iluminismo do século XVIII, vários intelectuais e filósofos começaram a estudar com mais interesse as obras do passado.
O Neoclassicismo teve grande expressão na pintura, na literatura, na escultura e na arquitetura, espalhando-se pelo resto do mundo e perdurando até meados do século XIX. ... A arquitetura também sofre influência do Renascimento e do racionalismo iluminista.
O Neoclassicismo foi um grande movimento artístico e cultural, que surgiu na Europa no início do século XVIII. ... Sendo assim, o neoclassicismo se transformou em um nova tendência para as artes europeias.
Resposta: O neoclassicismo foi um movimento artístico (pintura, literatura, escultura e arquitetura), surgido na Europa por volta de 1750, durando até meados do século XIX. Este movimento teve como objetivo principal resgatar os valores estéticos e culturais das civilizações da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma).
A estética literária desenvolvida nessas academias de poetas passou a ser designada Arcadismo. Tinha como característica principal a idealização da vida no campo. O desejo de seguir as regras da poesia clássica fez com que essa estética também fosse conhecida como Neoclassicismo.
Esse estilo chamou-se Neoclassicismo por retomar os princípios da arte da Antiguidade greco-romana. A outra denominação - Academicismo - deveu-se ao fato de que as concepções artísticas do mundo greco-romano tornaram-se os conceitos básicos para o ensino das artes nas academias mantidas pelos governos europeus.
O estilo neoclássico de arquitetura surgiu a partir de um movimento europeu de mesmo nome que ocorreu no final do século XVIII, se sobrepondo ao estilo barroco e rococó, e era reconhecido pela classe dominante da época como representação de poder e influência.
O seu surgimento ocorreu logo após a Revolução Francesa, na época em que os filósofos gregos pregavam o evangelho da "razão", aspecto que cultuava a clareza, a nobreza e a pureza. Sendo assim, o neoclassicismo se transformou em um nova tendência para as artes europeias.